quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Tiramisú Fingido

Parece tiramisú, mas não é tiramisú. No entanto é uma maneira mais ligeira de comermos algo que quase nos sabe a tiramisú.
Eu passo a explicar: há alguns dias vi no programa Everyday Food, que passa na Sic Mulher, uma receita muito diferente das habituais de Tiramisú. Coisa de americanos foi o meu primeiro pensamento. Em vez de usarem o principal pilar do Tiramisú, o queijo Mascarpone, usaram queijo creme, tipo Philadelphia, e em vez dos ovos, toca a usar natas, que apesar de serem usados ao fazer esta sobremesa, não fazem parte da receita original, sendo sempre usados ovos.
Ora bem, depois desta singular preparação de tiramisú, fiquei curiosa, e apesar de algumas outras modificações, resolvi experimentar. Fica bastante bom, e bem mais ligeiro.
Quase que parece Tiramisú. Mas não é Tiramisú.

Ingredientes:

1 embalagem de queijo creme
3 claras
100gr de açúcar
18 palitos la reine
1 chávena de café forte
1 colher de sobremesa de whisky

Preparação:

Bata o queijo creme com o açúcar até ficar uma mistura cremosa. Bata depois as claras em castelo, e incorpore-as cuidadosamente ao preparado anterior.
No prato de servir coloque 1/3 do creme, e sobre ele metade dos palitos la reine previamente embebidos na mistura de café aromatizada com o whisky. Cubra com mais 1/3 do creme e volte a cobrir com os restantes palitos embebidos no café. Finalize com o restante creme e leve ao frigorífico até servir.
Antes de servir polvile generosamente com cacau em pó.

Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário