sábado, 20 de junho de 2009

Dia Branco - Iogurte grego

Hoje é o Dia Branco!! Mais uma vez cá estou eu a participar na Culinária do Arco-Íris, que a Mary tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos meses. Desta vez vou participar com uma receita que tem aparecido em cada vez mais hipermercados. É muito simples, mas muitas pessoas talvez ainda não saibam como fazer: iogurte grego. Além de saudável, é muito versátil e pode utilizar-se em pratos doces e salgados.


Para o iogurte grego:

1 litro de leite meio gordo (pode ser de caixa, mas é preferível se for leite do dia)
1 copo de iogurte natural
1/2 copo de leite em pó (medida: copo de iogurte)
1/2 pacote de natas

Amorne o leite e junte o iogurte, as natas e o leite em pó. Mexa bem e coloque num recipiente de vidro. Aqueça o forno a 50 graus e deixe o recipiente por 6h. Também pode deixá-lo no forno quente e desligado durante a noite ou utilizar a iogurteira. Quando o iogurte estiver formado, retire-o para dentro de um pano limpo, que deixou dentro de uma peneira. Coloque num recipiente onde possa drenar o soro e leve ao frigorífico por 2h ou mais (conforme a consistência que pretender. Se ficar mais de 4h a drenar, pode fazer queijo creme). Não deite fora o soro e utilize-o para fazer pão (pode substituir a água pelo soro).


O iogurte grego pode ser servido como sobremesa, como molho, como queijo creme (se for drenado durante mais horas) ou como forma de enriquecer um prato salgado. É um bom substituto das natas, mas com menos calorias. Para participar no desafio, fiz uma cobertura de mel e noz.




Outras sugestões:

Iogurte grego+bolacha Maria+doce de ovos
Iogurte grego adoçado com açúcar amarelo+cobertura de chocolate de leite
Bolo de bolacha com iogurte grego
Lasanha de espinafres com iogurte grego
Molho de rabanetes com iogurte grego

Nenhum comentário:

Postar um comentário