sexta-feira, 19 de junho de 2009

Os deliciosos nhoques

Não é só a bandeira dos dois países é quase igual, pela vizinhança a gastronomia também tem alguns traços comuns. O nhoque é um bom exemplo disso. Seja o italiano, de batata. seja o húngaro sem batata o nhoque é um acompanhamento de que todos gostam. A grande diferença entre os dois é a batata, pois de resto são muito parecidos do preparo ao cozimento. A batata faz do nhoque uma massa mais macia enquanto que o húngaro é mais durinha. A receita da nhoque hungaro chamado de "galuska" (os alemães fazem igualzinho e chamam de "spätzle") é da minha mãe a do italiano é do excelente Nicolau Rosa, dono da escola de gastronomia que leva seu nome.

NHOQUE ITALIANO
INGREDIENTES:
500 g de batata
150 g de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de manteiga sem sal
1 gema de ovo
1 pitada de nóz moscada
água
sal

MODO DE PREPARO:
Em uma panela ferva água com sal e cozinhe as batatas descascadas cortadas em cubos. Quando estiverem macias, escorra e amasse formando um purê. Passe em uma peneira e deixe esfriar.
Coloque a massa sobre uma superficie lisa, faça uma depressão no centro da massa. Coloque a gema e misture, acrescente a manteiga e misture, junte a farinha e misture. Moa uma pouco de noz moscada, acerte o sal e e dê uma última amassada até que fique bem cremoso.
Faça rolinhos de 1,5 cm de diametro e corte em pedaços de 2 cm. Polvilhe farinha quando necessário para que os nhoques não grudem.
Coloque as bolas em água fervente e quando flutuar, retire e sirva com o molho de sua preferencia.

NHOQUE HÚNGARO
INGREDIENTES:
600 g farinha de trigo
3 ovos
1 colher de chá de sal
água

MODO DE PREPARO:
O nhoque ou “galuska” é fácil de ser preparado. Misture em uma tigela grande, A farinha de trigo com os 3 ovos, a colher chá de sal e pronto. Acrescente um pouco de água fria até produzir um creme espesso. Com uma colher de cafezinho vá jogando colheradinhas do creme em água fervente com um pouco de sal. Quando as bolinhas subirem à superfície, recolha com uma peneira pois já estarão prontos. Antes de servir pode-se dar uma rápida refogada dos nhoques com azeite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário