terça-feira, 16 de junho de 2009

Pão alentejano




Para a Massa de Levedura
50 g de água morna
5 g de fermento de padeiro fresco
90 g de farinha
Para o Pão
280 g de água morna
500 g de farinha tipo 65
1 colher e meia de chá de sal
Preparação da massa de levedura
Na MFP coloque todos os ingredientes e misture (utilizei o programa Pasta e desliguei 5 minutos depois). Ligue o programa Cozer durante 1 minuto (para aquecer a cuba) e desligue. Deixe a massa descansar até duplicar de volume (20 a 30 minutos).
Preparação do pão
Coloque na cuba (onde já está a massa fermentada) a água, a farinha e o sal e inicie o programa Amassar.
Retire 150 g dessa massa e guarde, que servirá para outro pão (em substituição do fermento).
Com a restante massa molde o pão em forma de bola e coloque novamente num tabuleiro polvilhado de farinha (a bola forma-se mais facilmente se colocarmos a massa no tabuleiro, moldarmos em forma de rectângulo e dobrarmos como se fosse um envelope. Depois viramos ao contrário e a parte mais lisa fica virada para cima).
Com uma faca afiada faça um corte a meio da bola e deixe levedar novamente até dobrar de volume (também pode optar por fazer este corte no final da levedação, mesmo antes de o cozer). A levedação é facilitada se ligarmos o forno a 50º e se deixarmos a massa crescer durante 30 a 45 minutos (ou se deixarmos lá dentro o pão com o forno frio durante 2h). Se quiser, pode cobrir a massa com papel celofane para não secar e/ou pincelar com azeite.
Retire o tabuleiro do forno enquanto este aquece e coloque de novo o pão quando o forno atingir os 200º (retire o papel celofane). Coloque no fundo um recipiente com água para criar humidade e permitir que a codea do pão fique bem estaladiça. Coloque o pão no forno cerca de 45 min, desligue o forno e deixe o pão cozer mais 10 minutos. Retire do forno e arrefeça em cima de uma grelha.
Fonte: Fórum Bimby (Gisa)
Nota 1: a massa velha pode ser guardada no frigorífico, desde que a utilize no dia seguinte para um novo pão (também já deixei 3 dias e não houve problemas). Se preferir, também pode congelá-la (deixando descongelar lentamente no frigorífico durante 1 dia). Se não quiser estar sempre a retirar massa, pode optar por fazer uma receita de pão, dividir a massa em porções de 150g e congelar separadamente. Depois, sempre que fizer pão, coloque uma destas porções em substituição do fermento.
Nota 2: Aqui fica uma sugestão importante do Luís
"Se quiser obter aquele pão das cozeduras tradicionais que aguentavam depois, nas arcas mais de uma semana, deve fazer tudo a frio, a massa de levedura deve ter 24h de fermentação a frio e depois o pão propriamente dito, deve ser amassado à noite, dividido e moldado e deixado a levedar muito devagar até à manhã seguinte, em que é cozido".

Nenhum comentário:

Postar um comentário