quarta-feira, 25 de outubro de 2006
Arroz de Pato
Há algum tempo, li num dos meus blogs favoritos, o Avental Gourmet, uma receita de arroz de pato que embora pareça uma receita básica e igual a tantas outras, não o é! E tem 2 ou 3 pequenos pormenores que fazem toda a diferença, como o desengordurar o caldo onde cozeu o pato e aproveitar essa gordura para fazer o arroz, e a concentração de sabores do caldo resultado da redução através da fervura do mesmo!Pormenores esses foram experimentados e alterados até se chegar aquele Arroz de Pato.
Ora o que eu fiz , foi pegar na receita que costumava fazer e acrescentar essas alterações.
E resultou no melhor arroz de pato que eu já fiz e comi!
Ingredientes:
1 pato
1 chouriço ou morcela
toucinho ou bacon
1 cebola
3 cravinhos
pimenta em grão
1 cenoura pequena
salsa
sal q.b.
arroz agulha
Corante amarelo
Hortelã
1 ovo
Preparação:
Lave muito bem o pato e ponha-o a cozer com o toucinho e o chouriço em água temperada com sal.
No princípio da cozedura retire as impurezas que vêm à superfície e depois junte a cebola, os cravinhos, e cenoura, a pimenta em grão, a salsa e deixe cozer lentamente.
Quando o pato estiver cozido retire-o e deixe arrefecer. Retire os ossos e as peles e desfie a carne e reserve. Corte também o chouriço e a cenoura em rodelas, e o toucinho em pedaços e reserve.
Coe o caldo, e desengordure-o. (Eu costumo deixar ficar de um dia para o outro, e no dia seguinte é muito mais fácil retirar a gordura que está meia sólida à superfície).
Volte a colocar o caldo numa panela e deixe ferver até que reduza, deixando assim que os sabores fiquem muito mais concentrados. Rectifique de sal se necessário.
Num tacho leve então ao lume a gordura do pato, e nessa gordura frite o arroz. Junte então um pouco do corante alimentar amarelo, o caldo em quantidade suficiente para cozer o arroz e um raminho pequeno de hortelã. Deixe levantar fervura, tape e reduza o lume. Passado 2 minutos retire a hortelã.
Deixe cozinhar durante 15 minutos e ao fim desse tempo desligue o lume e deixe repousar um pouco.
Num prato que possa ir ao forno coloque metade do arroz, no meio o pato desfiado, e cubra com o restante arroz.
Pincele o arroz com uma gema desfeita num pouco de água para formar uma crosta.
Por cima decore com o chouriço, o toucinho e a cenoura.
Leve ao forno até dourar!
Bom Apetite!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário