quarta-feira, 3 de junho de 2009

Maionese caseira

Fazer maionese em casa é super fácil, rápido e até divertido. Não leva 5 minutos e certamente você não se arrependerá. Se conseguir achar ovo de galinha caipira o resultado (óbvio!) será muito melhor. Mas atenção, maionese caseira é para fazer e usar. O que sobrou jogue fora!
Há muita restrição de se usar ovo cru pelo risco de contaminação por salmonela, mas é preciso esclarecer que há séculos ovo cru é usado em receitas como Steak Tartare, por exemplo. O delicioso ovo quente (gema mole) também representa o risco, assim como atravessar ruas fora da faixe de pedestres.
Portanto, você decide!

INGREDIENTES:
01 gema ovo (de preferência de galinha caipira)
01 colher de café de mostarda tipo Dijon
01 colher de sobremesa de vinagre
01 pitada de sal
150 ml de óleo de girassol

MODO DE PREPARO:
Coloque em uma tigela a gema, a mostrada, o vinagre e o sal. Com uma colher (colher! nem fouet, nem liquidificador) misture por alguns minutos até formar um creme homogêneo.

Agora vem a parte mais delicada: o óleo. Continue misturando com a colher na mão direita, e com a esquerda acrescente um delicado fio de óleo. Continue mexendo, sempre para o mesmo lado, até que o óleo homogeneíze no creme formando uma emulsão. Coloque mais um pouco do óleo e mexa até incorporar fazendo a maionese. Faça isso até acrescentar todo o óleo. Pronto!

Agora é só acertar o sal e se lambuzar…

Depois de pronto você pode aromatizar esta maionese, misturando um pouco de alho espremido, ou cebolinha francesa bem picada, só para dar dois exemplos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário