quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Bacalhau à cozinheira
O prato que trago hoje, faz parte das minhas lembranças de adolescência. Na rua onde morava a minha mãe, há um restaurante minúsculo (mesmo minúsculo!!!) que nós apelidamos de “tasquinha”. Não sei se era por irmos cheios de fome, ao sábado de manhã, depois de uma manhã de compras, mas sempre achámos que se comia muitíssimo bem naquele espaço apertado, mas familiar. Este bacalhau era sem dúvida um dos meus pratos favoritos, e sempre que fazia parte da ementa, era sem dúvida a minha primeira opção. O célebre “bacalhau à cozinheira”. Trago hoje uma humilde adaptação dessa receita, mas que fez sucesso na minha mesa. Não sei porquê, mas em 9 anos de casada, nunca me tinha lembrado de o fazer… posso apenas dizer que foi tempo que perdi! Aqui fica:
1 embalagem de bacalhau demolhado (costumo usar daquelas de pronto a usar do Pingo Doce) ou 2 postas de bacalhau cozido e desfiado
1 lata de 6 salsichas
1 pacote de batatas em cubos pequenos para fritar
½ frasco de pickles (dos pequenos)
3 dentes de alho picados muito finos
½ cebola picada muito fina
Azeite q.b.
Azeitonas pretas q.b.
2 ovos cozidos (desta vez esqueci-me!)
Óleo q.b.
Começar por aquecer o óleo para fritar as batatas. Num tacho grandinho colocar os dentes de alho e a cebola muito bem picados. Regar generosamente com azeite. Quando começar a alourar, colocar o bacalhau (que já deve estar descongelado e desfiado) e deixar fritar. Vai libertar alguma água. Deixar cozinhar até evaporar a água. As batatas devem ir fritando. Enquanto o bacalhau cozinha cortar as salsichas em rodelas finas e os pickles em pedaços pequenos (a minha filha mais velha adora ajudar-me nesta tarefa… mas cuidado com os dedos!!!!). Escorrer bem as batatas em papel absorvente (as minhas são fritas em duas vezes).
Juntar ao bacalhau, ainda no lume, as salsichas, os pickles e as azeitonas. Envolver muito bem. Juntar as batatas e envolver novamente. Colocar na travessa de servir e cobrir com os ovos em rodelas.
Bom apetite!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário