sábado, 29 de julho de 2006

Frango com Amêndoas ...


Ingredientes:

1 frango
2 cebolas médias
2 alhos
1 tomate sem pele nem sementes
200 g cogumelos
100 g de amêndoas peladas
1 colher (sopa) de farinha
1 colher (sopa) de molho de soja
1/2 colher (sopa) de açúcar
1 colher (café) de bicarbonato de sódio
Banha, água, sal e pimenta, q. b.

Preparação :

Espalham-se as amêndoas num tabuleiro, polvilham-se com sal e torram-se no forno, mexendo de vez em quando com uma colher e retiram-se antes de escurecerem. Corta-se o frango em pedaços com uma faca raspa-se toda a carne dos ossos e cortam-se depois em tiras pequenas todos esses bocados das carnes. Num litro e meio de água temperada com sal, pimenta, um dos alhos e uma das cebolas, fervem-se numa panela todos os ossos que se descarnaram e os miúdos do frango. Depois de levantar fervura, diminui-se o lume e deixa-se então ferver em lume brando para fazer um caldo apurado, que se deixa reduzir a quase um litro e se côa por passador de rede. Aquece-se uma boa colher de banha, juntam-se as tiras da carne do frango misturadas com a outra cebola e o alho, que se salteiam na banha, remexendo-as. Polvilham-se com a farinha, dão-se umas voltas para a incorporar e rega-se pouco a pouco com o caldo quente, sem deixar de mexer, e temperando com sal e pimenta. Adicionam-se o tomate em pedacinhos, o bicarbonato de sódio, o açúcar e os cogumelos cortados a meio. Depois de ferver em lume muito brando até a carne estar tenra, rectifica-se de sal e pimenta, junta-se o molho de soja previamente diluído com duas colheres do próprio molho do frango. Misturam-se as amêndoas e serve-se acompanhado por arroz branco.

Parabéns á Carina pela receita ...

sexta-feira, 28 de julho de 2006

Sugestões de Apresentação

Vou de férias durante 1 semana... Volto dia 7 de Agosto.
Deixo duas sugestões de apresentação:


Queijo da Serra com Tostinhas e Compotas Caseiras



Prato de Frutas

Bom Apetite!

quinta-feira, 27 de julho de 2006

Fetuccini Itália



Esta receita é mais uma das minhas inspirações. Costumo ir a um restaurante italiano que tem, na minha opinião "pastas"muito boas!
O Fetuccini Itália é uma delas. Massa cozinhada "al dente" com um molho bastante cremoso por cima... com natas! E eu como ando sempre a tentar fugir às calorias, dei-lhe a volta, fazendo o molho sem natas. Fica bom, mas com natas é melhor!
Deixo-vos a receita. Se quiserem juntem as natas em vez do vinho branco!

Ingredientes:

Fetuccini
azeite
ervilhas
fiambre aos cubinhos
cogumelos laminados
cebola
vinho branco (ou natas)
sal e pimenta
polpa de tomate


Preparação:

Numa panela larga coloque água a ferver temperada com sal e 1 fio de azeite. Quando a água começar a ferver coloque a massa e deixe cozinhar até ficar "al dente".
Entretanto prepare o molho: num tachinho leve azeite ao lume e deixe refogar ligeiramente a cebola. Junte os cogumelos laminados, o fiambre aos cubinhos, as ervilhas e o vinho branco e deixe estufar em lume brando. Quando as ervilhas e os cogumelos estiverem cozinhados junte um pouco de polpa de tomate e rectifique os temperos. Se quiser juntar as natas, agora é o momento!
Deixe cozinhar mais 5 minutos em lume brando e desligue.
Quando a massa estiver "al dente", escorra e passe por água fria para parar a cozedura. Junte o molho, e sirva imediatamente.

Bom Apetite!

quarta-feira, 26 de julho de 2006

Pizza Caseira


Quem me conhece bem, sabe a minha "aversão" a comida pré-feita, congelada e afins. Normalmente não incluo as pizzas nessa categoria. Ou as como em restaurantes, encomendadas das cadeias de Fast Food, ou das congeladas que costumo ter em casa.
Mas quando estou para aí virada, sim, porque isto é de dias, resolvo-me a fazê-las de raíz, desde a massa ao molho de tomate. Realmente valem o esforço!

Massa para Pizza ( dá para 4 Pizzas grandes)

Ingredientes:

500g de farinha (talvez um bocadito mais!)
40g de fermento de padeiro
4dl de água morna
4clh sopa de azeite
sal q.b.

Preparação:

Desfaça o fermento na água morna e junte um pouco de farinha. Deixe levedar 10 minutos.
Peneire a restante farinha. Junte o sal, o azeite e o fermento e bata muito bem até obter uma massa fofa que se despegue da tigela. Se necessário junte mais farinha até ficar com a consistÊncia desejada.
Faça uma bola, cubra com um pano e deixe levedar em lugar ameno cerca de uma a duas horas.

Molho de Tomate

Ingredientes:

1 lata de tomate pelado (Se tiver tomate madurinho ainda melhor)
1 cebola média
2 dentes de alho
Sal
Polpa de tomate
azeite
oregãos

Preparação:

Pique a cebola e os dentes de alho e leve a refogar num pouco de azeite. Quando a cebola começar a ficar translúcida, sem queimar, junte o tomate pelado cortado em pedacinhos, e deixe levantar fervura. Tempere com sal e oregãos e com um pouco de polpa de tomate. Deixe cozinhar em lume brando durante cerca de 20 minutos.

Agora é só estender a massa, cobrir com o molho de tomate e rechear com o que se quiser: as minhas foram recheadas com queijo mozzarela ralado, fiambre e cogumelos, e a outra, metade com com cebola, pimento, frango desfiado e queijo mozzarela, e a outra metado com chouriço, fiembre, mozzarela e cogumelos.

Bom Apetite!

terça-feira, 25 de julho de 2006

Bolo de Chocolate Recheado


Não é um Bolo de Chocolate fantástico! É um bolo simpático, muito fácil e rápido de fazer, bom para servir aos amigos com um cafezinho.
Como podem ver pela foto usei uma forma grande demais, e , como é um bolo pequeno, ficou muito baixinho. Sugiro que utilizem uma forma não maior que diâmetro 20.

Ingredientes:

3 ovos
125g açúcar
150g de chocolate culinária em barra
3clh sopa de leite
125g de farinha
125g de manteiga

Para o creme de chocolate:
100g de chocolate culinária em barra
1 dl de leite
20g de manteiga
30g de açúcar
1clh sopa de natas

Preparação:

Aqueça o forno a 200C. Unte com manteiga uma forma para bolos. Separe as gemas dos ovos e bata-as com o açúcar até ficarem cremosas. Derreta o chocolate em banho-maria, juntamente com o leite. Acrescente a manteiga e misture até ficar tudo bem ligado. Bata as claras em castelo.
Junte, numa tigela, a mistura de chocolate e os ovos batidos com o açúcar e mexa tudo.
Por fim, adicione a farinha aos poucos, para ligar bem. Coloque na forma e leve ao forno durante 35 minutos.
Prepare o creme: derreta o chocolate com o leite e a manteiga em banho-maria, envolvendo bem, e, quando estiver pronto, acrescente o açúcar e as natas. Com o bolo arrefecido, corte-o ao meio.
Recheie a parte de baixo com metade do chocolate, cubra com a outra metade e barre-a com o chocolate restante.Enfeite com o granulado de chocolate.

Bom Apetite!

segunda-feira, 24 de julho de 2006

Ovinhos de codorniz recheados


Esta receita é, nada mais nada menos, que a receita de ovos verdes, que é feita com ovos de galinha, feita com ovinhos de codorniz. Fiz a experiência para um almoço que dei em casa e os ovinhos eram uma das entradinhas frias.
Ficaram tão bons como os originais, dão só um bocadinho mais de trabalho, mas tornam-se mais "bonitinhos" para servir como entrada.

Ingredientes:

12 ovos de codorniz
1 lata de atum
maionese
salsa picada
mostarda
azeitonas pretas descaroçadas
1 ovo batido + farinha

Preparação:

Coza os ovos em água temperada com sal e deixe arrefecer. Descasque-os e, com cuidado corte os ovos ao meio, no sentido do comprimento e retire-lhes a gemas, sem estragar a clara.
Esmague as gemas juntamente com o atum e misture-lhes 4 a 6 colheres de sopa de maionese, salsa picada, 1 colher de sopa de mostarda e as azeitonas cortadas aos pedaços. Misture bem.
Coloque o recheio dentro da cavidade das claras com cuidado.
Passe cada ½ ovo por farinha e ovo batido e frite em óleo quente.
Sirva frio!

Bom Apetite!

sábado, 22 de julho de 2006

Tarte Semifria 3 Chocolates ...


Ingredientes:

1° camada:
• 150 g de miolo de noz triturado
• 80 g de açúcar em pó
• 150 g de bolacha maria
• lOO g de manteiga
• 3 gemas
• 150g de chocolate em tablete

2° camada:
• 200g de chocolate de leite
• 1 dl de rum
• 5 folhas de gelatina incolor
• 4 dl de natas

3º camada:
• 200g de chocolate branco
• 5 folhas de gelatina
• 4 dl de natas


Preparação:

Para a primeira camada, misture o miolo de noz com o açúcar, adicione as bolachas trituradas e a manteiga. Mexa muito bem. Adicione as gemas e mexa até ficar tudo muito bem ligado e adicione o chocolate já derretido. Com a massa obtida, forre o fundo de um aro de semifrio disposto no prato em que vai servir.

Para a segunda camada, derreta o chocolate de leite em banho-maria e junte o rum. Demolhe e dissolva as folhas de gelatina e adicione ao chocolate. Bata as natas até ficarem firmes e envolva também. Verta sobre a primeira camada e leve ao frio até solidificar.

Depois do preparado anterior ficar firme, prepare a última camada, procedendo do mesmo modo que fez para a segunda. Verta no aro e leve ao frigorifico até solidificar.

Sirva fresco, decorado com raspas de chocolate de leite e chocolate branco.