domingo, 2 de setembro de 2007

Frango assado no forno com limão

Faço este frango há muito anos... é delicioso e bem simples de confeccionar;-)
Podem servi-lo com batata frita, esparguete ou um simples arroz branco. O molho que se forma é delicioso.

1 Frango inteiro
1 Limão grande ou 2 pequenos
2 cubos de caldo de galinha

Colocar o limão (que foi previamente picado com um garfo) e os caldos de galinha, dentro da abertura do frango.
Colocar o frango numa assadeira e levar ao forno a 200ºC cerca de 1 hora, dependendo do tamanho do frango.

Retirar e servir.

Nota: eu usei a patusca/cloche para assar o frango. usei só a resistência de cima (que serve para gratinar), viro o frango a meio do assado, para tostar dos dois lados. Penso que assando neste tipo de forno, o frango ganha mais molho. No fogão tem tendência a ficar mais seco. A não ser que use só a resistência de cima para assar. Mas terá de colocar a ave a meia altura.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

bolo de fubá maravilhoso da Iliane

Mais uma receita da Iliane e que retirei do fórum receitas e delícias. Já o fiz várias vezes e faz sempre um enorme sucesso ;-)

4 Ovos
1/2 lata de creme de leite com soro (150ml) "Natas"
1 vidro de leite de coco pequeno (200ml)
1 xícara de chá de oleo
2 xícaras de chá de fubá (usei farinha de milho)
1 xícara de chá de farinha de trigo
3 colheres de sopa de queijo parmezon ralado
2 xícaras de chá de açúcar
1 colher de sopa de fermento

modo de fazer:
coloque todos os ingredientes no liquidificador pela ordem da receita, bata por 5 minutos,unte uma forma de buraco central grande com oleo e polvilhada com fubá , coloque a massa, leve ao forno médio(180 graus), pré-aquecido por 30 minutos ou até que enfiando o palito saia seco e o bolo dourado. Desenforme morno.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Sardinhas de conserva

Mais uma receita maravilhosa da Iliane e que retirei do fórum minhas, tuas, nossas receitas, adorei, são bastante gostosas.

2 kg de sardinhas frescas, limpas e sem cabeça
1 copo de óleo
1/2 copo de aguardente
1/2 copo de vinagre
sal, pimenta a gosto
tempero de peixe a gosto (tomate, cebola, salsa e molho de tomate)
4 colheres de sopa de azeite

Distribua as sardinhas já limpas uma ao lado da outra numa panela de pressão, por cima coloque todos os ingredientes...
leve ao frigorífico por mais ou menos umas 4 horas para que tome gosto, depois, tire do frio tape a panela e leve ao fogo brando (com pressão) por 1 hora... depois desse tempo desligue, e espere esfriar para tirar a tampa.

Nota:
Essa sardinha se conserva por um mês ou mais no frigorífico... óptimas para sanduíches, saladas, cuscuz... ou de qualquer jeito.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Bolinhas de chouriço

Estes deliciosos pães retirei do Blog da minha querida amiga belinha . Ficam tão fofinhas que se derretem na boca, uma autêntica delícia ;-)

1 kg de farinha
50gr de fermento em pó (usei fermento padeiro)
sal fino
1 c. sopa de açúcar
2 ovos
3dl de leite
150gr de margarina
1 gema de ovo
chouriço q.b.

juntar a farinha ,sal e o fermento e misturar bem. juntar os ovos, o leite e margarina, tornar a amassar até obter a consistência normal do pão, ou seja, que fique uma faça elástica e fácil de esticar.
Rechear com rodelas de chouriço e moldar em bolinhas. Pincelar com a gema de ovo e levar ao forno a 200ºC até cozerem e dourarem um pouco.

A minha dica... Fiz algumas bolinhas recheadas com bacon e outras com queijo e fiambre. Podem optar por outros recheios a vosso gosto. Apesar de não ter experimentado acho que ficará delicioso se usarem recheios doces, tipo doce de leite ou outro doce a vosso gosto.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

sábado, 1 de setembro de 2007

Jardineira

A minha família adora jardineira e como não podia deixar de ser, resolvi fazer para lhes agradar. Faço também com frango e com carne de vaca mas desta vez resolvi fazer com carne de porco para variar. A receita que costumo fazer é esta ;-)

Refogar 1 cebola média picada, em azeite. Juntar batatas em cubos, a carne de porco tb em cubos, ervilhas, milho e cenoura em pedacinhos (podem escolher outros legumes ao vosso gosto). Temperei com pimentão em pó, sal, pimenta, 1 dl de vinho branco e 1 cubo de concentrado de carne (facultativo). Juntei água até cobrir as batatas e levei ao lume até estar tudo cozido e macio. Rectifiquei os temperos e servi.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Robalo assado à Lisbonense

Depois de ver esta receita no fórum, Minhas, tuas, nossas receitas , decidi fazer hoje para o jantar. A receita está também no Livrinho de receitas da Luana. Recomendo pois é deliciosa.

Robalo
Sal e pimenta
Sumo de ½ limão
1 Cebola
1 dl Vinho Branco (usei tinto pois não tinha branco)
0.5 dl Azeite
2 Colheres sopa vinagre
1 Colher chá farinha
1 Gema
Margarina
Salsa

- Arranjar o peixe e lavar muito bem.
- Dá-se-lhe uns golpes transversais no lombo.
- Temperar com sal, pimenta e o sumo de limão, e deixar tomar gosto pelo menos durante uns 30 minutos.
- Descascar a cebola e cortá-la às rodelas.
- Dispor no fundo do tabuleiro e colocar o peixe por cima.
- Misturar o vinho com o azeite e usar para regar o peixe.
- Levar ao forno durante 35 minutos a 180ºC.
- Cozer as batatas com a pele em água temperada com sal, com 2 folhas de louro, durante cerca de 20 minutos.
- Depois de cozidas descascá-las e envolve-las no peixe.
- Depois do peixe assado retira-lo para uma travessa e refresca-lo com o vinagre.
- Colocar o molho num tacho e juntar a farinha.
- Levar ao lume mexendo sempre, até obter um creme cremoso.
- Retirar e passar por um coador.
- Bater a gema e envolver no molho, juntamente com a manteiga.
- Deitar o molho por cima do peixe e servir.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Licor de chocolate

Estou numa de licores...eheh
Desta vez é o de chocolate, é uma delicia e tirei-o do Petiscos. A receita é da Odete1971.

4 chávenas de água
2 chávenas de açúcar
100g de chocolate em barra
1 colher chá de essência de baunilha
2 chávenas de vodka

Leve ao lume num tacho com 4 chávenas de água e o açúcar, quando levantar fervura conte 10m, junte lentamente o chocolate derretido, sem parar de mexer, apure por 5 minutos, a mistura deve ficar lisa, se necessário bata com a batedeira eléctrica, deixe arrefecer completamente, aromatize com a baunilha e junte a vodka, misture muito bem e guarde numa garrafa que feche bem.

Nota... este licor fica mais saboroso com o passar do tempo.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket