segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Filé de Frango com Molho de Queijo e Iogurte

Antes de qualquer coisa, como prometi a minha amiga Ale, do Blog Já Pode Casar, que muito gentilmente lembrou desta que vos escreve (hehehehe), com um mimo lindo.
.
Como já havia recebido este mesmo mimo da amiga Nela, postarei aqui sim, agradecendo como já falei, mas não vou indicar nenhum em especial, porque como da vez anterior, muitas ou pelo menos a maioria já havia recebido. Aqui está o Mimo é lindo e fiquei muito feliz mesmo pelo carinho. Obrigada Ale. Caso alguém ainda não tenha, por favor, sinta-se a vontade em pegá-lo, será um prazer!

Seguindo nos mimos, vamos a receita de hoje, que também ficou um mimo....

No meu jardim de temperos, já tem alguns deles que estão na hora de serem renovados... E o Dill, Aneto ou endro, ou como queiram chamá-lo é um deles... É uma erva muito usada nas culinárias da Escandinavia, Alemã, da Europa Central e Oriental.
.
Outra curiosidade, é que é mencionado na Bíblia como produto para pagamento de impostos, o dill era uma erva de alto valor comercial entre os romanos. Os egípcios já conheciam o dill como erva medicinal. Existem referências dos gregos antigos quanto a sua utilização para curar soluços.


Foto: Correio Gourmand

Bom no meu caso, sempre, além de usar em saladas e tempero de carnes, já usei em batatas, em omeletes, como tempero de ricotas para recheio de pastéis e quiches.... Na minha opinião é um tempero muito versátil, porém, como já disse aqui antes, deve ser usado com moderação, porque se usado em demasia, fica extremamente forte, e desagradável ao paladar. Ele tem folhas semelhantes a da Erva doce, e é muito delicado.

Com isto, tinha de fazer o almoço, e pensei em usá-lo, mas desta vez numa aplicação diferente, num molho de queijo. A mistura do queijo, do iogurte e do Dill, compôs um dos pratos mais saborosos que já fiz por aqui... só provando para entender o que falo.

INGREDIENTES
  • 01 kg de filés de frango
  • Sal, pimenta e suco de limão a gosto
  • 04 colheres de manteiga
  • 02 colheres de sopa rasas de trigo
  • 01 e 1/2 xícara de leite
  • 200g de iogurte natural
  • 100g de queijo roquefort
  • 01 colher de sopa rasa de Dill picado
Tempere os filés com sal, pimenta e suco de limão. Deixe tomar o tempero por 30 minutos. Aqueça uma frigideira e frite os filés, em 02 colheres de manteiga, até que estejam dourados. Reserve em local aquecido.

À parte aqueça o restante da manteiga, e doure a farinha de trigo. Junte aos poucos a farinha de trigo e doure. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre, até obter um creme, caso forme algum grumo, passe no liquidificador (não perca a calma! hehehehe).

Adicione o iogurte, e o queijo, mexa bem e retire do fogo. Misture o Dill, e espalhe este creme sobre os filés reservados. Caso queira leve ao forno, para reaquecer por alguns minutos. Sirva com batata palha ou legumes no vapor.

Receita: Receitas - Primavera Nestlé.

Rendimento: 10 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário