segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Piadine


Piadine é um pão Italiano de forma achatada e com um preparo muito simples e rápido. Fica delicioso e é perfeito para acompanhar sopas ou para servir com molhos. A sua versão original é simples mas pode-se juntar também oregãos secos, alho moído, ou azeite aromatizado em vez de azeite normal. Eu juntei oregãos.

Ingredientes:
180g de farinha
1 c. de chá de sal
1 c. de sopa de azeite
100ml de água morna
1 c. de sopa de oregãos secos

Preparação:
Numa tigela junte a farinha, o sal e os oregãos. Abra uma cova ao meio e deite nela o azeite e a água morna. Mexa até obter uma massa. Transfira-a para uma superfície ligeiramente enfarinhada e amasse até obter uma massa fofa e elástica (+/- 5 minutos). Coloque numa tigela ligeiramente untada de azeite e cubra com película aderente. Reserve num local quente (forno ou microondas) durante 20 minutos.
Aqueça um grelhador de chapa ou uma frigideira anti-aderente. Divida a massa em 4 porções iguais e com a ajuda do rolo da massa forme círculos de espessura fina.
Pincele com azeite o grelhador ou a frigideira e coloque um a um ou dois a dois os piadines e deixe cozinhar durante aproximadamente 2 minutos de cada lado. Sirva quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário