quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Panetone Uruguaio

Iniciando a conversa... Vamos a explicação do nome... o escolhi, porque a receita que originou esta, é de lá (Uy), de uma vizinha de minha sogra. Da receita original, apenas alterei pra menos a quantidade de banha usada, e algumas vezes que não tenho banha em casa, acabo substituindo por uma colher de manteiga mesmo, e fica igual. Também ajustei um pouco as medidas, já que quem me ensinou, sabe executar a receita tão bem, que nem medidas usa... então, tive de dimensionar tudo, para que ficasse mais fácil, pra quem queira aventurar-se! :DD
.
Bom, a receita foi de uma senhora boníssima chamada Glória, que a beira de seus 80 anos, faz maravilhas na cozinha e ainda tem tempo de tecer lindas blusas em tricô, como poucas que já vi... Além de simpática ao extremo! Contadora de "causos" como ela só....hehehehehe...
.
Pois, numa destas visitas à Glória, comentei que sempre quis fazer panetones, mas não tinha ainda achado uma receita que reunisse, sabor e leveza. Ela de pronto, me disse: Filha, se quiser aprender, terei gosto em ensinar!
.
Agora imaginem vocês, se eu perderia a oportunidade de aprender algo com alguém tão sábia e com tanta experiência, aceitei o convite mais que na hora. Comprei tudo que precisava e fomos as duas pra cozinha.
.
Ela extremamente paciente, me mostrou passo a passo as etapas da receita. Depois tivemos um final de tarde maravilhoso, conversando, tomando chá e claro, comendo panetones. Sempre que vamos a passeio por lá, visito Glória e ela sempre recorda o dia dos Panetones...

INGREDIENTES
01 kg de trigo tipo especial
02 colheres de sopa de fermento biológico ou 100g de fermento fresco
120ml de água morna
150g de margarina de boa qualidade (alta % de lipídios)
01 colher de sopa de banha (15g) (não usei)
01 xícara de açúcar (180g)
04 ovos médios
01 colher de sopa de mel
120ml de leite quente
03 colheres de sopa de conhaque (45ml)
01 colher de sopa de essência de baunilha ou de panetone (15ml)
300g de frutas cristalizadas
200g de passas escuras
Noz moscada (opcional)
Coloque em um recipiente a água morna e o fermento seco (caso use o fresco, use direto na mistura de trigo). Junte com uma colher de sopa de açúcar, misture e deixe crescer, por uns 10 minutos.
.
Enquanto isto, em outro recipiente coloque o trigo (não todo), com o restante dos ingredientes misture e em seguida coloque o fermento reservado. A massa é mais pra mole. Sove ela bem, ela será grudenta em sua mão, coloque trigo apenas para secá-la e poder moldar uma bola. Coloque em um recipiente, cubra com um plástico, e deixe dobrar de volume.
.
Depois de crescida, abra a massa coloque as frutas e as uvas, sove bem para que agregue as frutas (pode ser necessário um pouco de óleo na bancada para não grudar. Não use trigo!), divida a massa partes iguais e coloque-as em formas própria para panetone untadas com manteiga e deixar crescer novamente.
.
Depois de crescido, quando faltar mais ou menos um dedo para chegar à borda da forma, faça um corte em cruz e deixe terminar de crescer até a borda. Coloque uma colher de chá de manteiga sobre o panetone.
.
Leve para assar por mais ou menos 50 min (depende de cada forno),em forno pré-aquecido a 180º. Para verificar se está assado, coloque um espeto ou uma faca, se sair limpo está pronto. Depois de retirar do forno, besunte com manteiga o panetone, para amaciar a casca. Deixe esfriar fora da forma, sobre uma grelha.
.
RENDIMENTO: 05 panetones de ½ kg

Este foi para minha Mãe

Receita: Glória - Uy

Nenhum comentário:

Postar um comentário