quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Também estou nesta!...

Não sei se tu já parou pra pensar, ou se ainda está naquela fase da vida, em que tudo pode e que nada vai acabar ou ter fim... Pois bem, sei que todos temos, ou já tivemos estas fases...
.
Quando somos adolescentes (principalmente) e ouvimos alguém falando em proteger ou cuidar do mundo, achamos uma "bela balela" e pensamos que isto nunca irá nos afetar... Pois é, mas a coisa não é bem assim e o "buraco é mais embaixo". Tudo o que fazemos, pouco ou muito, tem suas repercussões... Todo ato, pensado ou não, tem suas consequências... É a famosa lei da Ação e Reação. Ela vale pra tudo, e não só na questão do mundo, isto também se aplica em sua vida, com os outros, seu vizinho, seu amigo...tudo e todos!
.
E quando recebi o comunicado da Claudinha, minha amiga de coração, do Blog Magia na Cozinha, sobre este desafio do Think Blue, uma campanha, que visa a conscientização da importância de economizarmos energia (e não só energia), a fim de garantirmos um futuro melhor a todos, notei que além de uma causa nobre, muitos blogs já estão em campanha nesta empreitada, o que acho coisa fundamental para que haja uma real assimilação da proposta, achei muito interessante e linda a idéia de divulgar o que estamos fazendo para ajudar neste sentido. Fazendo com que, de alguma maneira ou outra, nosso mundo seja melhor para os próximos "tripulantes" desta gigantesca "nave", chamada Planeta Terra.
E quando me refiro a ajudar a proteger e conservar alguns recursos naturais...não me refiro a tomar banho frio, ou passar noites a luz de velas, desligar nossos pc's (afffffffffff)... É continuar nossas vidas, porém, com algumas cautelas, que não alteraria nada de forma radical.
.
A Claudinha terminou seu texto, perguntando o que estou fazendo, para que isto ocorra, então vamos lá...


O que eu ando fazendo...

1 - Levo minhas próprias sacolas para o supermercado... Cada vez mais geramos plásticos e usamos cada vez mais eles em nossas compras. Então, adotei aqueles sacolões onde cabe muiiiiita coisa, e sempre posso reutilizá-los. Aqui ainda não tem, mas já existem alguns estabelecimentos, que até dão descontos para clientes que levam suas próprias sacolas!
.
2 - Tenho um jardim de temperos e procuro usar água para molhar as plantas sempre a noite, porque sei que fazendo assim, a água vai evaporar menos, e por consequencia, gastarei menos água.
.
3 - Tenho usado algumas das minhas máquinas (lava-roupas e secadora) a noite e na sua capacidade total. Na capacidade, porque aproveito o mesmo uso de energia, que gastaria com poucas peças, usando muitas e a noite, pelo fato que algumas empresas de energia diminuem os valores de energia em horários fora do pico, assim além de economizar no valor da fatura, ainda ajudo a diminuir o consumo de energia.
.
4 - Já substitui todas as lâmpadas incandescentes por fluorescentes em casa. Além de iluminarem mais o ambiente, aquecem menos, ajudando a reduzir o aquecimento global (parece pouco, mas pense todo mundo de luz acessa! :DD)
.
5 - Sempre desligo as luzes de cômodos que não estamos usando no momento.
.
6 - Evito usar ao máximo que posso, produtos aerossóis, quando não tem saída, compro apenas aqueles que não contém CFC, identificados pelo selo "Não contém CFC”, ou "Inofensivo para a Camada de Ozônio”. Mas sempre evito o uso, porque sei que mesmo os dito não agressores, contém gases que acabam prejudicando o meio ambiente.
.
7 - Usamos até onde podemos apenas ventiladores, deixando o ar-condicionado apenas para casos extremos, evitando assim que também libere CFC e seja prejudicial a todos.
.
8 - Sempre ao lavar calçadas, dou uma boa varrida antes, para usar menos água. E na mangueira, coloquei aqueles gatilhos, que quando não estou usando esta fechado, consumindo menos ainda.
.
Acho que por hora era isto, pelo menos o que me lembro por agora... E já deu um jornal e tanto...hehehehe...já viu né? Geminiana tagarela... só para um simples bom dia vira um jornal, que dirá um assunto tão importante quanto este!
.
Espero que tenham tido paciência em ler toooodo o texto, e que de alguma forma ele tenha vindo ajudar, despertar, ou incentivar algum leitor. Tudo depende de nós, e se cada um fizer sua parte, todos seremos beneficiados...
.
A continuação do desafio, é indicar 3 Blogs para contar o que andam fazendo de bom por aí... Então indicarei as amigas, caso ainda não tenham recebido:


Claudia do Eu Crio a Minha Vida e a


Besitos a todos! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário