sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Cheesecake de Doce de Leite (la Morenita)

Tudo começou, e como bem sabem, tudo tem um começo... eu olhando Tv e trocando de canais de um lado para outro....hehehehe
.
Num programa culinário de manhã, apareceu a chamada que seria apresentado este doce... e tínhamos (eu e meu marido) acabado de discutir sugestões de qual doce seria feito para aquele dia... quando de pronto ele me disse: AQUELE ALI! Prestei mais atenção no assunto e realmente achei que seria uma ótima idéia.
.
Era a apresentação de uma receita de uma culinarista que admiro muito...a Ana Costa, nossa amiga de orkut e membro da nossa comunidade também. Uma flor de pessoa, faz tornar-se simples receitas mais complexas, com sua tranquilidade e sabedoria em explicar...
.
Pois bem, fiz o doce, mas no momento, não tinha gelatina incolor, apenas uma de Tutti-Frutti(será que está certo?), aquela azul... Pensei comigo: Ficaria sem a sobremesa por este motivo??? resolvi que não! Faria, porém, substituindo as gelatinas.
.
Para as pessoas que acompanham culinária há tempos, e para aqueles que, de um tempo pra cá tornaram-se assíduos frequentadores deste blog, devem bem saber que vario, troco e muitas vezes dou meu toque nas receitas apresentadas, até para adaptá-las ao nosso paladar...Mas hoje o caso aqui, era por falta de ingrediente mesmo!
.
Posso relatar, que ficou uma combinação exótica, porém, perfeita. Na próxima, usarei de outro sabor ainda a gelatina, talvez abacaxi ou quem sabe até limão, só para saber os novos sabores que posso alcançar nas misturas. Ficou parecendo uma mousse com sabor de sorvete...Só comendo pra poder entender melhor! hehehehe

Massa
250g de farinha de trigo
02 colheres (sopa) de chocolate em pó
06 colheres (sopa) de açúcar
01 colher (sopa) de licor de café
01 colher (café) rasa de sal
0150g de manteiga sem sal, gelada e picada
01 ovo ligeiramente batido .
Coloque no processador todos os ingredientes, exceto o ovo. Bata até formar uma farofa grossa e junte o ovo aos poucos até obter uma massa homogênea. Abra em forma de fundo removível e leve para assar em forno pré-aquecido à 180Cº por 20 minutos.
.
Recheio
150g de cream cheese
01 caixinha de creme de leite (200ml)
02 latas de doce de leite (usei marca Conaprole-Uruguaio)
1/4 xícara (chá) de leite
01 envelope de gelatina em pó sem sabor dissolvida (substitui por 1/2 pacote das comuns sabor tutti-frutti)
.
Bata no liquidificador todos os ingredientes e em seguida coloque sobre a massa da torta já fria. Leve para gelar por 3 horas.
.
Ganache de café (cobertura)
250g de chocolate amargo
01 lata de creme de leite sem o soro
02 colheres (sopa) de café solúvel
.
Derreta o chocolate e acrescente os demais ingredientes. Mexa e leve para gelar por 10 minutos ou até que comece a ficar mais firme. Coloque no saco de confeitar e decore a torta a gosto.
.
Rendimento: 10 porções

Dicas Anita: Olhando os Comentários e a pergunta da nossa amiga blogueira Claudinha, resolvi colocar aqui, mais algumas observações...

  • Fiz metade desta receita postada, porque seria muito para nós aqui em casa. Usei uma fôrma de 21cm de diâmetro e 3cm de altura.
  • Para isto, usei um vidro de Doce de Leite de 440g entre recheio e decoração.

Receita: Ana Costa.

Ps.: O apresentador Daniel Bork, do programa da Bandeirantes Bem Família, deu o nome desta Chesse, de A Moreninha, mas como aqui tenho um Uruguaio em casa, logo emendou..La Morenita, e ficou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário