sábado, 1 de novembro de 2008

Purê de grão-de-bico com alecrim

Essa receita é surpreendente. Ela parece sem graça, tanto que quase fica de lado como acompanhamento de um lombo de porco assado, não fosse o homenageado ter uma queda por grão-de-bico. Seguida a receita, eis que revela-se uma delícia deliciosa!


Cozinhe um pacote de grão-de-bico (400g) conforme as instruções da embalagem. Reserve dois copos da água desse cozimento (e o grão-de-bico também, claro!!!). Bata o grão-de-bico cozido no liquidificador (talvez você tenha que colocar um pouco daquela água para ajudar a bater...)
Pique e refogue uma cebola numa panelinha com 3 colheres de azeite (de oliva é melhor!). Junte o purê do liquidificador, e as folhas de um raminho de alecrim, lavado e picado. Acrescente os dois copos (ou o que sobrou) da 'água de grão-de-bico" e misture vigorosamente até formar uma pasta densa. Tempere com sal, pimenta, e está pronto para servir! Enfeite com um raminho de alecrim!

É simples, inusitada (para mim, claro!) e saborosa!
(Devo confessar que essa foto é de um homus, aquela pasta árabe de grão-de-bico, não menos deliciosa. É que a pressão de publicar algo logo não permitiu que eu repetisse a receita para tirar uma foto. Qualquer dia eu troco!)

Você sabia?
Originário do Oriente Médio, o grão-de-bico (Cicer arietinum L.) é fonte de ferro, carboidratos e proteínas, e espanta a depressão!


Pelo mundo: chickpea (inglês), garbanzo ou chícharo (espanhol), pois chiche (francês), cece (italiano), Kichererbse (alemão), Năut (romeno),"homus" (hebraico).
Em português também conhecido como gravanço, ervanço, ervilha-de-galinha ou ervilha-de-bengala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário