Nada como um bom bife. Com certeza ao lado do churrasco é o grande prato nacional já que é um dos poucos consumidos de norte a sul do país, sem exceção. Para se preparar um bom bife necessitamos de uma boa carne e de uma boa frigideira. Sempre que nos referirmos a frigideira nesse livro damos preferencia aos de ferro fundido por sua característica principal, uma vez bem aquecida, mantém calor uniforme durante todo o preparo. A carne para um bom bife deve ser macia, maturada de preferencia, ter um pouco de gordura entremeada, por exemplo Picanha, Bisteca de boi ou Miolo de Alcatra).
Dica para conservação da frigideira: após a lavagem leve de volta ao fogo, só assim o ferro ficará completamente seco, pois sendo poroso o pano só seca a superfície. Assim é comum que enferruje. Nunca guarde peças de ferro fundido embaixo da pia para também evitar oxidação.
MODO DE PREPARO:
Passe um pouco de sal e moa um pouco de pimenta (sempre a pimenta deve ser moída na hora pois as pimentas pré moídas perdem logo o aroma mantendo apenas o ardido) sobre cada fatia 2 a 3 minutos antes de levar à frigideira. Aqueça bem a frigideira, unte com um pouco de azeite ou óleo, e nunca coloque mais que duas fatias de carne por frigideira para que a carne já comece tostando e não soltando suco no qual, fatalmente cozinharia. A técnica para todas as carnes grelhadas é a de tostar rapidamente os dois lados para que as superfícies fiquem seladas, mantendo o suco em seu interior. Lembre-se: carne suculenta é sinônimo de carne saborosa. Uma vez tendo os dois lados selados pode-se abaixar o fogo esperando que a carne chegue ao ponto desejado. Uma forma de se saber o ponto é apertando a carne, enquanto grelha, com as costas de um garfo e observar: quanto mais elástica a superfície, menos passada, quanto mais firme, mais passada. Como referencia podemos afirmar que uma carne com 2 cm de espessura, leva para chegar ao ponto, aproximadamente 5 minutos de cada lado.
Dica: rodela de manteiga para colocar em cima da carne na hora de servir.
Manteiga Temperada
MODO DE PREPARO:
Misture em uma manteiga amolecida um pouco de sal, 1 colher de sopa de cebolinha francesa picada, 1 colher de sobremesa de salsinha bem picada, uma pitada de pimenta do reino branca moída na hora e 1 colher de cafezinho de suco de limão. Quando a mistura estiver bem homogênea é a hora de fazer a forma. Sobre uma esteira, daquelas de fazer sushi, estenda uma folha de alumínio. Sobre a folha de alumínio coloque a mistura da manteiga. Enrole com cuidado e aperte para um diâmetro de 3 cm. Leve ao congelador por 15 minutos. Retire a esteira e você terá um cilindro de manteiga enrolada em folha de alumínio. Quando a carne estiver sendo servida, desembrulhe a manteiga e corte-a em fatias de ½ cm. Sobre cada bife, coloque uma rodela da manteiga. Esta manteiga também fica ótima em batata assada.
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário