Resolvi fazer um empadão de bacalhau, mas não estava com grandes apetites para procurar nenhuma receita. Toca então a fazer o empadão de acordo com a disposição do momento. E ficou muito bom!
Ingredientes:
batatas
bacalhau
sal
pimenta
noz moscada
azeite
alho
cebola
louro
farinha
manteiga
leite
pão ralado ou gema de ovo
Preparação:
Comecei por cozer umas postas de bacalhau em leite temperado com uns grãos de pimenta e uma folhinha de louro.
Á parte cozi as batatas em água temperada de sal.
Depois do bacalhau cozido retirei as postas que desfiei em lascas e coei o leite para mais tarde usar no puré de batata.
As batatas depois de cozidas foram passadas pelo passe-vite e juntei-lhes depois o leite de cozer o bacalhau , um pouco de manteiga, e temperei tudo com um pouco mais de sal, pimenta e de noz moscada, e foi ao lume até tudo estar bem ligado e consistente.
Numa frigideira levei azeite a aquecer ao qual juntei umas cebolas às rodelas, uns dentes de alho e uma folha de louro. Deixei começar a alourar, juntei o bacalhau e deixei tomar gosto. Polvilhei tudo com 1 colher bem cheia de farinha e envolvi. Juntei um pouco de leite da cozedura do bacalhau e deixei formar uma espécie de bechámel grosso. Rectifiquei de sal e pimenta.
Depois, num prato de ir ao forno coloquei uma camada de puré, por cima a mistura do bacalhau e voltei a cobrir tudo com puré.
Polvilhei com pão ralado e levei ao forno a gratinar! (Para a próxima ponho é gema de ovo, como num empadão normal, mas na altura não tinha nem 1 ovo para amostra, por isso ficou com um aspecto um pouco "deslavado"!)
Servir com uma salada verde!
Bom Apetite!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário