De vez em quando apetece-me fazer uma refeição inteiramente vegetariana, cai sempre bem e além disso é saudável. Desta vez optei por fazer um caril de batatas e legumes e o resultado final foi bastante positivo. Ficou aprovado.
Ingredientes:
4 c. de sopa de azeite
5 a 6 batatas de tamanho médio
2 cebolas
3 dentes de alho
meia colher de chá de açafrão-da-índia
meia colher de chá de cominhos em pó
1 pau de canela
2 cravinhos
2 colheres de chá de raiz de gengibre fresca, ralada
meia colher de chá de caril em pó
1 malagueta vermelha, limpa de sementes e picada
2 tomates de tamanho médio
100g de ervilhas
1 cenoura
1 beringela
300ml de caldo de legumes
200ml de água
sal q.b.
coentros frescos q.b.
Preparação:
Descasque as batatas e corte-as em cubos. Descasque as cebolas e corte-as em quartos. Aqueça o azeite numa caçarola larga e funda e junte os pedaços de batata, as cebolas e os dentes de alho esmagados. Refogue em lume brando durante 5 minutos, abanando o tacho de vez em quando. Junte o cravinho, o pau de canela, o açafrão, o caril, o gengibre, a malagueta e os cominhos. Mexa bem e deixe refogar durante mais 2 minutos. Junte o tomate, descascado e cortado em pedaços grandes, as ervilhas, a beringela também descascada e cortada em pedaços, assim como a cenoura. Deite o caldo de legumes e a água, tempere de sal, mexa bem, tape o tacho e deixe cozinhar em lume brando durante 30 a 40 minutos ou até os legumes estarem bem cozidos e o caldo quase evaporado. Atenção para não mexer os ingredientes que estão no tacho durante a sua cozedura para que estes não se desfaçam. Vá abanando o tacho ocasionalmente. Sirva guarnecido de coentros frescos.
Quero agradecer às queridas e simpáticas amigas Guida* e Janeca pelo prémio que atribuíram ao meu cantinho e que me deixou muito feliz. Meninas, obrigada pelo carinho!
Sei que devia atribuir este prémio a outros 10 blogs, mas para mim é sempre uma tarefa muito injusta visto que são tantos os blogs que visito e são todos muito especiais para mim e não queria favorecer uns e descriminar outros, por isso já sabem, sintam-se todos nomeados para o prémio! :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário