Imaginem um dia em que o jantar já está ao lume e que por acaso ainda demora um bocadinho até ficar pronto, nesse meio tempo olham para a fruteira e não vêem nenhuma fruta a não serem limões e que nesse dia vos está a apetecer qualquer coisa para a sobremesa mas não têm nada feito nem sabem que fazer em tão pouco tempo... Pois, foi o que me aconteceu no outro dia. Lembrei-me logo de preparar a receita deste pudim-esponja que é bastante simples e que fica pronta enquanto o jantar acaba de cozinhar, mesmo a tempo :)
Ingredientes:
3 ovos
1 chávena de chá de açúcar
3 c. de sopa de manteiga à temperatura ambiente
1/3 de chávena de chá de farinha
1 c. de café de aroma de baunilha
1 chávena de chá de leite
meia chávena de chá de sumo de limão
raspa de limão
1 c. de café de cremor tártaro (opcional)
Preparação:
Bata o açúcar com a manteiga até obter um creme. Junte as gemas de ovos, uma a uma e batendo entre cada adição. Adicione a raspa de limão e o aroma de baunilha, mexa. Junte a farinha e mexa até envolver. Gradualmente e mexendo sempre, junte o sumo de limão e o leite.
Bata as claras em castelo e quando começarem a ficar firmes adicione o cremor tártaro. Bata até estarem bem firmes. Junte duas c. de sopa de açúcar a bata mais um pouco. Envolva as claras no preparado anterior e mexa delicadamente até estar tudo bem incorporado.
Distribua o preparado por ramequins, podendo encher até cima pois o creme não cresce muito enquanto está no forno. Coloque os ramequins num tabuleiro largo e deite um pouco de água, quase até meio, para que o creme coza em banho-maria. Leve ao forno a cozer durante mais ou menos 20 a 30 minutos ou até estar firme e dourado. Sirva quente ou morno.
Nota: Se quiserem podem colocar fruta no fundo dos ramequins antes de distribuir o creme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário