sábado, 9 de fevereiro de 2008

Bolo de sementes de papoila com molho de morangos



Na continuação da saga das sementes de papoila, apresento-vos aqui outra sugestão para as usar. A receita deste bolo já a faço à algum tempo e é um bolo que sai sempre bem, fica enorme e super fofinho e decidi ver como ficava com as ditas cujas. Adorei o resultado final porque ficou exactamente como sempre, mas as sementes vieram dar um toque especial.
Neste bolo costumo pôr sempre uma calda de morango tanto antes da sua cozedura como no final e decidi não alterar esse pormenor. O resultado foi um bolo maravilhoso.Na minha opinião as sementes de papoila conjugaram muito bem com o morango e ficou uma delícia.
Alguém quer provar???

Ingredientes:
calda de morango:
300g de morangos
300g de açúcar
1 dl de água

bolo:
8 ovos
2 chávenas de chá de açúcar
3 chávenas de chá de farinha
1 chávena de chá de leite
sumo e raspa de 1 limão
3 c. sopa de sementes de papoila

Preparação:
Faça a calda de morangos, levando ao lume todos os ingredientes durante 15 minutos mexendo de vez em quando. Retire e triture com a varinha mágica. Passe por um passador de rede e reserve.
Faça o bolo, batendo as gemas com o açúcar até obter um preparado homogéneo. Bata as claras. Junte ao preparado das gemas, o sumo e a raspa do limão, as sementes de papoila e o leite. Adicione a farinha mexendo bem e por último junte as claras envolvendo apenas.
Deite a massa numa forma grande de buraco previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Por cima da massa ponha metade da calda de morango, fazendo movimentos circulares de modo a cobrir toda a superfície (não se preocupe se entrar para dentro da massa, é mesmo assim). Leve a cozer em forno moderado. Este bolo demora algum tempo a cozer.
No fim de cozido, espere que arrefeça totalmente para poder desenformar. Estando desenformado ponha por cima a restante calda de morango.

Nenhum comentário:

Postar um comentário