Ingredientes:
massa:
200g de farinha
100g de açúcar
125g de manteiga
2 gemas
Recheio:
0,5l de leite
4 gemas
150g de açúcar
1 vagem de baunilha
60g de farinha
Cobertura:
1 pacote de gelatina de morango
300g de morangos
6 c. sopa de geleia de morango
3 c. sopa de natas
Preparação:
Massa: Peneire a farinha com o açúcar e por cima deite a manteiga cortada em pedaços e as gemas. Misture, amassando até obter uma massa moldável (se necessário junte um pouco de leite). Faça uma bola, tape e leve ao frigorífico durante 30 minutos. Unte uma forma de tarte com fundo amovível com manteiga e forre o fundo com a massa. Tape o fundo com papel de alumínio e por cima coloque peso (eu coloquei leguminosas), leve ao forno até a massa cozer e dourar. Tire as leguminosas e o papel de alumínio. Deixe arrefecer.
Prepare o recheio: Leve ao lume o leite com a vagem de baunilha aberta ao meio até ferver.
Num tacho junte as gemas com o açúcar e com a farinha, adicione o leite em fio já sem a vagem de baunilha e mexa bem para misturar os ingredientes. Leve novamente ao lume, mexendo sempre até engrossar. Ponha por cima da massa da tarte e espere que o creme arrefeça.
Prepare a cobertura: Faça a gelatina conforme as instruções da embalagem e deixe arrefecer sem solidificar. Junte à gelatina as colheres de sopa de natas e as de geleia. Mexa bem. Lave e escorra os morangos, corte-os em metades e disponha-os sobre o creme da tarte. Regue com o preparado da gelatina e leve ao frigorífico até a gelatina solidificar.
Esta tarte é um pouco trabalhosa, mas garanto-vos que vale bem o esforço porque é uma delícia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário