segunda-feira, 31 de março de 2008

Torta Príncipe Negro

Essa torta foi feita na sexta feira passada. O passo a passo não foi realizado, mas será brevemente. Aqui somente a foto para mostrar a minha evolução.

Massa de pão de ló de laranja: 6 ovos, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 2 xícaras (chá) de açúcar), 1 copo de suco de laranja, 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de fazer: bater os ovos inteiros com o açúcar (peneirar as gemas) por 10 minutos ou até ficar bem esbranquiçado, e adicionar intercalando o suco de laranja e a farinha com o fermento. Utilizar uma forma com fundo falso, só untada no fundo com margarina. Assar no forno a 205º C por 1 hora e 5 minutos.

Mousse de maracujá: amolecer 1/2 pacote (6 gramas) de gelatina sem sabor em ½ xícara (chá) de água. Levar em banho maria ou microondas sem ferver. Misturar com 100 mL de suco de maracujá, 100 g de açúcar, 250 g de creme de leite e 1 copo americano de chantilly . Bater levemente com fuê ou batedor de batedeira.

Creme ganache: levar ao banho maria 1 lata de creme de leite com soro e 200 g de chocolate meio amargo ralado ou picado. Mexer até derreter todo o chocolate. Utilizar quase frio.

Calda para regar o bolo: 700 ml de água, 3 colheres (sopa) de açúcar e algumas gotas de essência de rum.

Montagem da torta: Cortar o bolo em 3 aros. Montar na assadeira de fundo falso onde foi assada.
- 1º aro de bolo (melhor que seja a parte do fundo que é mais reta).
- Regar com a calda
- Mousse de maracujá
- 2º aro de bolo
- Regar com a calda
- Camada de geléia de morango
- 3º aro de bolo
- Regar com a calda
- Levar à geladeira por 12 horas ou freezer por 3 horas
- Desenformar a torta no prato que será servido.
- Cobrir com o ganache.
- Decorar com raspas de chocolate e folhas de chocolate. (FOTO)

Para fazer as folhas é só escolher uma folha de planta não venenosa e passar chocolate derretido no verso da folhas, onde estão as nervuras. Leve ao refrigerador para endurecer. Tire-as do refrigerador e passe mais uma camada de chocolate derretido. 2 vezes é o suficiente.

Bolo de laranja


É um bolo bem simples de fazer e que quase todas as pessoas têm uma ou mais receitas do mesmo. Refiro-me pois ao bolo de laranja.
Esta receita tirei de um livro de cozinha da minha mãe muito antigo que se chama Tesouro das Cozinheiras. É um livro bem antigo mesmo, desde os tempos de solteira dela e que tem a capa azul já bem gasta... É uma verdadeira enciclopédia de cozinha com mais de mil páginas. De vez em quando vou lá "roubar-lhe" umas receitinhas e desta vez foi o bolo de laranja que acabei por fazer para o lanche de ontem.

Ingredientes:
5 ovos
250g de açúcar
250g de manteiga
250g de farinha
10g de fermento em pó
1 laranja (sumo e raspa)

Calda:
Sumo de uma laranja

Cobertura:
sumo de meia laranja
açúcar em pó q.b.

Preparação:
Bata muito bem o açúcar com a manteiga cortada em pedaços até obter um creme. Junte as gemas, uma a uma e batendo bem entre cada adição. Adicione a raspa e o sumo da laranja e mexa bem. Bata as claras em castelo bem firme e junte-as ao preparado anterior, alternando com a farinha misturada com o fermento. Leve ao forno a cozer numa forma de buraco previamente untada e polvilhada com farinha. Depois de cozido, desenforme o bolo ainda quente, e por cima deite o sumo de uma laranja.
Para a calda: bata o sumo da meia laranja com açúcar em pó suficiente até obter um preparado grosso e brilhante e com ele cubra todo o bolo. Deixe secar e sirva.

Copinhos de Leite de Coco com Creme de Morangos

Continuo com a apresentação das variadas receitas da festa de anos do M.! Mas já estamos quase no final.
Estes copinhos são super simples de fazer e muito refrescantes. Ideias para o calor que teima em chegar! Uma autêntica delícia!

Ingredientes para 12 copinhos ou chávenas café:

720 ml de leite de coco (2 latas grandes)
200ml de natas de longa duração
125gr de açúcar
3 folhas de gelatina
150 gr de morangos congelados ou frescos
6 colheres de sopa de acúcar
100 ml de água

Preparação:

Começe por preparar a calda de morango. Leve os morangos ao lume juntamente com as 6 colheres de sopa de açúcar e a água. Deixe ferver cerca de 15 minutos em lume brando até formar um xarope e reduza tudo com a varinha mágica. Deixe arrefecer completamente.
Entretanto junte o leite de coco com as natas e o açúcar e leve ao lume a aquecer sem deixar levantar fervura.
Adicione depois as folhas de gelatina previamente demolhadas e derretidas e misture bem.
Distribua a mistura de leite de coco pelos copinhos ou chávenas não enchendo até cima, e leve ao frigorífico até prender.
Finalize cada copinho com o creme de morango e deixe no frigorífico até servir.

Bom Apetite!

domingo, 30 de março de 2008

Batatas Gratinadas



Batatas Gratinadas


  • 500 gr de batatas cozidas com sal e fatiadas
  • 100 gr de bacon picado
  • 4 colheres de sopa de manteiga
  • orégano a gosto
  • 100 gr de mussarela
  • Molho Branco (+- 500 ml)

  1. Refogue o bacon em sua própria gordura, acrescente a manteiga e o orégano e reserve ( não precisa derreter a manteiga até virar óleo, é só para amolecer).
  2. Num refratário ou forma mesmo, coloque uma camada de batatas e por cima a mistura de manteiga, depois outra camada de batatas e outra de manteiga.
  3. Depois de montar as batatas cubra com o molho branco e depois com a mussarela.
  4. Leve para o forno até gratinar o queijo.
Eu usei esse molho branco, que já vem pronto. O sabor dele me surpreendeu, achei que ia ser sem graça, mas é gostosinho, e dá para acrescentar sal, nóz moscada etc. Tem que acrescentar leite, pois ele é bem consistente.

Taasai (タアサイ)


Vi essa verdura e achei linda, toda verdona!rs


O nome dela é TAASAI, e é de origem chinesa, de sabor suave e muito agradável. Vi receitas que refogavam o taasai com carne e outras verduras.


Eu fiz uma farofa com ela, misturei ovos cozidos e pronto! Tá certo que ficou úmida de mais, mas eu nem ligo, farofa é boa de qualquer jeito e com qualquer coisa! rs

sábado, 29 de março de 2008

Bolo de Chocolate

Este bolo fica grande e para o fazer utilizei uma forma de buraco nº 26.

Bolo:
6 Ovos
2 chávenas de açúcar (400gr)
1/2 chávena de óleo (150ml)
1 chávena de leite (240ml)
Sumo de raspa de 1 limão
2 c. bem cheias de cacau em pó
4 chávenas de farinha + 1 bocado(600gr)

Cobertura:
1 pacote de natas (200ml)
200gr de chocolate (que pode ser de leite, negro ou branco)

Bolo:

Misturar as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Juntar o óleo, o leite, a raspa e casca de limão, o cacau, o fermento e a farinha, mexendo bem. De seguida, envolver as claras em castelo.
Verter para uma forma untada e polvilhada e levar ao forno a 180ºC até cozer. Eu espeto um palito para ver se está pronto.

Cobertura: Derreter as natas com o chocolate no microondas e quando estiver morno, quase frio, verter por cima do bolo.

Photobucket
Photobucket

NHOQUE DE MANDIOCA


NHOQUE DE MANDIOCA

Ingredientes:
1 kg de mandioca cozida(s)
2 gemas de ovo
2 colheres (sopa) de manteiga

molho bolonhesa a gosto
queijo ralado a vontade
farinha de trigo se necessário
sal

Modo de fazer:
Cozinhe a mandioca na água e sal e passe em um espremedor. Junte as gemas, a manteiga e amasse bem. Faça os nhoques e cozinhe em bastante água fervente com sal, até que subam à superfície.
Coloque em uma travessa, cubra com molho a bolonhesa e polvilhe com queijo.

Obs.: Não tem necessidade de colocar a farinha de trigo, mas se colocar, cuidado para não deixar a massa dura, porque a mandioca engana quando pede farinha.

Aproveite que é dia 29 e é dia do nhoque da sorte!

Photobucketbeijos

Queques de framboesa


No outro dia comprei no supermercado umas lindas framboesas e com elas decidi fazer estes queques que ficaram super fofinhos e húmidos. A framboesas derreteram durante a cozedura e os queques ficaram com um molhinho por dentro maravilhoso. Se gostarem tanto de frutos silvestres como eu gosto, não deixem de experimentar.

Ingredientes:
3 ovos
350g de açúcar
300g de farinha
200g de framboesas frescas
2 iogurtes naturais
0,5dl de óleo
10g de fermento em pó
raspa de meio limão

Preparação:
Numa tigela bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura fofa. Adicione a raspa do limão, os iogurtes, o óleo e bata durante mais um pouco. Junte então a farinha e o fermento e bata até obter uma massa homogénea. Envolva as framboesas na massa, mexendo delicadamente. Deite a massa em formas de queques previamente untadas e leve ao forno moderado a cozer durante cerca de 30 minutos. Retire, deixe arrefecer, desenforme e sirva em caixinhas de papel frisado.

sexta-feira, 28 de março de 2008

Tarte de Cheesecake com Ameixas D´Elvas

E depois da refeição, começou o desfile das sobremesas. Algumas foram repetições de coisas já aqui postadas, mas houve tempo para inovações. Foi o caso desta tarte que ficou como uma das minhas sobremesas preferidas!
A receita em si dá algum trabalho, visto que eu também preparei a massa. Acho que se pode usar massa quebrada de compra, mas não posso garantir que os resultados sejam tão satisfatórios.
Quanto às Ameixas d´Elvas, para quem não sabe o que são, podem ir ver aqui, onde a nossa amiga Marizé dá as devidas explicações.

Ingredientes:

Massa:
125g de manteiga sem sal
100gr de açúcar em pó
1 pitada de sal
250g de farinha
2 gemas
30ml de leite

Recheio:
200gr de queijo creme
350gr de requeijão (ou ricota)
2 ovos
165 gr de açúcar
10 ameixas d`Elvas em Calda ( eu comprei no Continente)

Preparação:

Comece por fazer a massa: no robot de cozinha misture a manteiga à temperatura ambiente, o açúcar em pó e o sal. Junte a farinha e ligue o robot até a mistura se parecer com umas migalhas. Junte as gemas e o leite e misture mais um pouco. (A mistura deverá continuar a parecer migalhas - é mesmo assim)
Coloque a massa em película aderente, formando uma bola e leve ao frigorífico pelo menos 1 hora. (Não saltar este passo - senão a massa será um desastre!)
Depois é só forrar uma tarteira com a massa (eu nem uso o rolo - corto finos pedaços de massa e vou enchendo a tarteira e presionando com as mãos!), picar com um garfo, cobrir bem com papel vegetal e encher com feijão ou grão seco para a massa não "enfolar".
Levar a forno quente 200ºC durante 35 minutos, e deixar arrefecer completamente antes de usar.
Para o recheio é só misturar, no robot de cozinha o requeijão, o queijo creme, os ovos e o açúcar.
Depois é colocar o recheio na base já cozinhada e levar a forno previamente aquecido (180ºC) durante 10 minutos.
Entretanto cortar as ameixas ao meio e retirar o caroço.
No fim dos 10 minutos dispôr as ameixas sobre a tarte, com a concavidade voltada para baixo.
Levar novamente ao forno durante 20 a 30 minutos até começar a alourar e estar firme no centro.
Deixe arrefecer e pincele com a calda onde estão conservadas as ameixas.

Bom Apetite!

quinta-feira, 27 de março de 2008

PUDIM DE LEITE CONDENSADO

PUDIM DE LEITE CONDENSADO
(microondas)
Ingredientes:
pudim:
1 lata de leite condensado
1 e 1/2 lata de leite
4 ovos
calda:
1/2 xícara de água
1/2 xícara de açúcar
Modo de Fazer:

Calda: Numa forma própria para pudim de microondas, coloque o açúcar espalhado no fundo e a água por cima. Leve ao microondas por aproximadamente 5 a 6 minutos, deixando ficar de acordo com a cor de calda que você goste. Distribua sobre a forma e reserve.
Pudim: Bater todos ingredientes no liquidificador, coloque sobre a calda e leve ao microondas em potência alta de 6 a 8 minutos, variando de acordo com o seu microondas.

Obs.:
Se quiser pode fazer em forno convencional, é só fazer a calda no fogo, colocar na forma, a massa do pudim por cima e levar ao forno convencional em banho maria por aproximadamente 40 minutos.

Photobucketbeijos

Caponata

Sugestão de acompanhamento: Pão Italiano e Vinho.




Ingredientes:


• 6 colheres (sopa) de azeite de oliva
• 1 berinjela grande cortada em cubos
• 2 dentes de alho picados
• 1 pimentão amarelo cortado em cubos
• 1 pimentão vermelho cortado em cubos
• 1 abobrinha média cortada em cubos
• 1 cebola média cortada em cubos
• 1/2 xícara (chá) de vinagre balsâmico
• 1 colher (sopa) de açúcar
• 1 colher (sobremesa) de sal
• 1 pimenta dedo de moça (sem as sementes) picada
• Pimenta do reino a gosto
• 2 colheres (sopa) de uvas passas amarelas
• 2 colheres (sopa) de alcaparras





Modo de Preparo:


- Preparar o misenplace, deixando todos os ingredientes picados e prontos para o uso.






- Em uma panela média, aqueça o azeite a adicione o alho picado. Deixa fritar sem escurecer.







- Acrescente a berinjela em cubos e deixe refogar, mexendo sempre, por alguns minutos, até murchar um pouco.








- Acrescente o pimentão amarelo cortado em cubos e mexa para misturar.









- Acrescente o pimentão vermelho, e misture bem.










- Deixe refogando por uns minutos, para soltar um pouco de água dos vegetais.










- Acrescente a abobrinha picada








- Acrescente a cebola picada.









- Coloque o vinagre balsâmico












- Adicione a colher de açúcar.







- Adicione o sal.










- Adicione a pimenta dedo de moça picadinha.











- Adicione a pimenta do reino a gosto.











- Adicione as uvas passas amarelas.














- Adicionar por último as alcaparras.







Deixar os legumes refogando até adquirir a consistência desejada. É importante que não se cozinhe demais, eles devem ficar "al dente". Faça a correção de sal e se necessário, adicione um pouco mais de vinagre. Se quiser transformá-la na autêntica Caponata Siciliana, adicione anchovas. Eu não gosto de peixe, por isso não coloquei.

Peito de perú com cerveja, cenoura e passas


Aqui está a minha segunda contribuição para o Cervejas do Mundo. Tal como a minha primeira contribuição, é uma receita de carne mas desta vez carne de perú. Fica muito saborosa e tenrinha, espero que vos agrade.

Ingredientes:
1 peito de perú com cerca de 1 kg
0,5dl de azeite
1 cebola grande picada
2 cenouras pequenas cortadas em pedaços
1 ramo de cheiros (salva, salsa e louro)
3dl de cerveja
100g de passas de uva sem grainhas
sal e pimenta q.b
água q.b.

Preparação:
Num tacho deite o azeite, a cebola, as cenouras e leve a refogar. Tempere a carne de sal e pimenta e ponha no tacho, junte um pouco de água quente, tape e deixe suar durante 5 minutos em lume brando. Junte as passas, o ramo de cheiros e regue com a cerveja. Volte a tapar o tacho e deixe cozinhar até a carne ficar macia. Se fôr necessário vá juntando um pouco de água de modo a que tenha molho. Sirva a carne às fatias, acompanhada com a cenoura e as passas.

Doce de camadas

Doce de camadas

Este é muito parecido com aquele típico doce da casa que há em quase todos os restaurantes e que quase todas temos uma receita parecida. Então é assim:

2 embalagens de pudim boca doce de caramelo
1 lt de leite (para o pudim)
8 colheres de sopa de açucar
1 pacote e meio de bolacha maria de chocolate
1 pacote de natas bem fresco (se não, não solidificam)

Fazem-se os pudins boca doce conforme as instruções e deixam-se arrefecer (eu fiz de um dia para o outro, mas não é preciso tanto tempo). Antes de colocar o pudim na taça pus uns fios de caramelo. Por cima dos pudins colocam-se as bolacahas de chocolate passadas rapidamente por leite morno. Batem-se as natas até ficarem bem sólidas e espalham-se por cima. Decora-se a gosto. Leva-se ao frigorífico e serve-se frio. Mais simples não há!!

Bom apetite!

Bacalhau Rápido

Depois dos "amouse-bouche", foi a vez de vir o prato principal.
A receita não tem nada que saber. Apenas aqui a partilho por ser uma optima solução quando se tem pouco tempo disponível para cozinhar para muita gente, o que foi o meu caso, e que permite ser preparada com antecedência, deixando os tabuleiros prontos para gratinar apenas uns minutos antes de servir.
O único conselho que dou é que usem batata palha de boa qualidade.

Ingredientes para 4 pessoas:

200gr de batata palha
400gr de migas de bacalhau
1 cenoura grande
1 cebola
1 dente de alho
1 folha de louro
azeite q.b.
pimenta
200ml de molho bechámel (podem usar de pacote)
pão ralado

Preparação:

De véspera coloque as migas de bacalhau de molho. Quando estivem devidamente demolhadas escorra-as o melhor possível.
Leve um tacho ao lume com azeite e refogue a cebola cortada em rodelas finas, o dente de alho picado e o louro. Junte depois o bacalhau já demolhado e deixe estufar. Adicione depois a cenoura ralada e tempere tudo comum pouco de pimenta.
Assim que este preparado estiver cozinhado, junte a batata palha e mexa bem de modo a que a batata embeba o líquido que entretanto se formou e se tornem macias.
Adicione metade do bechamel e transfira a mistura para um prato de ir ao forno e à mesa.
Cubra com o restante bechamel e polvilhe com pão ralado.
Leve a forno quente apenas para gratinar, e sirva com uma salada verde!

Bom Apetite!

quarta-feira, 26 de março de 2008

O jantar cá de casa (porco)

Para o jantar resolvi fazer esta versão de carne à Portuguesa mas com batata cozida a vapor... estava uma delicia. ;-)

Temperar a carne de porco em cubos com;
Alho picado, 2 folhas de louro, polpa de tomate (usei a polpa com cebola), sal e vinho branco. Deixar a marinar por 1 hora no mínimo.
Passado esse tempo, escorrer a carne da marinada e fritá-la em óleo, juntando tb rodelas de chouriço de carne e bocadinhos de bacon. Reservar.
Quando estiver toda frita, rejeita-se parte do óleo e junta-se a marinada e toda a carne, deixando apurar uns minutos.
Serve-se com batata cozida ao vapor e ovo cozido.
Photobucket
Photobucket

Bolo/pão/bôla (?) de milho, azeite e mel

Bolo/pão/boula (?) de milho, azeite e mel

Devo confessar que mesmo depois de comer o que tinha feito não cheguei a nenhuma conclusão concreta em relação ao que chamar a "isto". Esta receita tirei de uma menina americana e eles usam para acompanhar pratos de carne ou saladas, etc... Ela chama-lhe "pão de milho"... para mim pão é definitivamente outra coisa! Além disso tem um sabor um bocadinho adocicado! Mas devo confessar que seja o que for é muito bom! Aqui fica a receita traduzida:

NOTA: Na receita original o recipiente que vai ao forno é untado com gordura de bacon frito. Eu não fiz assim, talvez por isso me parecesse mais adocicado...

1 chávena de farinha de trigo
1 chávena de farinha de milho amarelo
1/4 chávena de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
1 chávena leite
1/4 chávena de azeite ou óleo vegetal (usei azeite)
1/4 a 1/2 chávena de mel
2 ovos batidos

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Untar um recipiente quadrado ou rectangular que possa ir ao forno. Numa tigela grande, misturar as farinhas, o açúcar e o fermento em pó. Adicionar o leite, azeite, mel e ovos. Misturar tudo muito bem. Levar ao forno entre 20 e 25 minutos ou até estar cozido! Não deixem de experimentar porque fica mesmo muito bom!

Bom apetite!

Fotos

Tal como vos havia prometido aqui ficam algumas das fotos que tirei nestes dias que fui passar fora agora pela Páscoa. Tirei poucas fotos porque infelizmente estive um pouco constipada e não deu para sair muito de casa porque chovia e fazia muito frio e não queria ficar pior.
Estive na casa da minha cunhada que vive numa zona muito bonita do país, perto de Viseu e que é rodeada por paisagens lindas.
As fotos:








Aproveito também para partilhar com vocês a minha alegria de ter sido convidada para uma parceria com o site Cervejas do Mundo, parceria esta que consite na elaboração de receitas em que um dos ingredientes seja a cerveja. Apesar de ter ficado um bocado assustada com a proposta por achar que não conseguiria dar conta, resolvi aceitar sem pensar muito.
A minha primeira contribuição para o site foi o lombo com cerveja e alecrim que já havia postado aqui no blog há algum tempo. Vão aqui espreitar como ficou lá no site cervejas do mundo.
Quero também dizer-vos que a partir de agora aqui o meu cantinho vai ter ocasionalmente receitas em que um dos ingredientes seja a cerveja e receita essa que irá ser também publicada lá no site.