segunda-feira, 28 de abril de 2008

Peito de frango com tomate seco


Já vos disse aqui que uma das carnes que mais gosto de cozinhar é o frango, pela sua versatilidade e pelo seu sabor. Peitos de frango nunca faltam no congelador aqui de casa e quando o tempo não é muito, cozinhá-los é sempre uma boa opção.

Ingredientes:
4 peitos de frango
1dl de azeite
3 dentes de alho
1dl de vinho branco
2 c. de sopa de manteiga
6 tomates secos
sal e pimenta q.b.

Preparação:
Tempere os peitos de frango com sal e pimenta e frite-os no azeite, em lume brando, deixando corar de ambos os lados. Retire a carne e reserve-a quente. Lamine os dentes de alho e junte-o à gordura da frigideira, assim como o tomate seco cortado em pedaços. Deixe saltear, refresque com o vinho e reduza. Retire do lume e junte a manteiga, mexendo até esta derreter. Rectifique os temperos e sirva a carne com este molho.

Os tomates secos podem ser de compra, mas os que usei nesta receita foram feitos por mim segundo uma receita que vi na Blue Cooking do mês de Abril em que o tema principal eram os sabores de Itália.
Fiz assim:
Usei à volta de 15 tomates, cortei-os ao meio, retirei-lhe todas as grainhas e lavei-os bem. Coloquei-os num tabuleiro de ir ao forno com a parte cortada virada para cima. Juntei uma chávena de chá de açúcar com 1 pitada de sal e deitei por cima dos tomates. Levei ao forno durante 4 horas a uma temperatura baixa (150º). Segundo dizia lá, os grandes chefs defendem que se deve deixar o forno entreaberto, por isso coloquei uma rolha de garrafa para que o forno não ficasse totalmente fechado. Os tomates estarão prontos quando estiverem enrugados e com a parte de dentro seca.
Em seguida retirei do forno, temperei com sal, oregãos, alho e azeite. Pus os tomates num frasco grande e fui deitando azeite suficiente até os tapar e reservei no frigorífico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário