Receita totalmente "inventada", que se eu não anotasse rapidamente, como estou fazendo, certamente se perderia nas ladeiras da memória. Eu queria usar um saco de grão-de-bico (porque estava com vontade) e tudo-o-que-tinha-na-geladeira (pois iria viajar). O resultado foi surpreendente, e pareceu até premeditado. Tão incrível que mereceu este post. Anote e reproduza, mesmo que só a ideia base. Nós garantimos!
- 500g de grão-de-bico deixado de molho na véspera
- 3 sobrecoxas de frango orgânicas
- 200g de músculo bovino
- 1 cebola
- 1/2 pimentão
- 1/2 lata de milho
- 6 pimentõezinhos-pimentas "de sítio" (não sei como chama)
- 3 dentes de alho picados
- 1 batata grande, com casca, cortada em cubinhos
- todos os restos de ervas "ex-frescas" (que secaram na geladeira!) que você tiver - para terem uma ideia eu usei: tomilho (bastante), hortelã (idem), estragão, alecrim, manjerona e possivelmente outras que vieram junto nesses pacotes mistos.
- 1 pimenta biquinho em conserva
- 1 pedaço de casca de limão siciliano
No final desse cozimento, que levou cerca de uma hora em panela comum, o frango estava desmanchando, o músculo estava muito macio, e as batatas derreteram quase totalmente, ajudando a formar um caldo grosso. O grão-de-bico ficou com uma textura excelente, al dente. A mistura exagerada de ervas pareceu bem proporcionada. E NÃO FUI SÓ EU QUE ACHEI!!
Acho que foi importante também fazer tudo bem lentamente, dando um tempo para cada ingrediente que foi acrescentado ir se incorporando, antes de pôr o próximo - cheguei a pensar em escrever cada frase numa linha, pra dar o tempo, hehe - o que resultou em cerca de duas horas de cozimento desde o frango ir pra panela. Ah! Salguei a poção com sal grosso, achei que tinha errado a mão, mas quando pronto pareceu perfeito.
Acompanhamentos? Dispensamos. Comemos de colher, achando que parecia um grande e delicioso cozido medieval!
Nenhum comentário:
Postar um comentário