- 2 xícaras( chá ) de arroz para risoto (arborio, carnaroli ou vialone nano)
- 1 cebola média picada
- 6 xícaras(chá) de caldo de carne fervente
- 1 xícara(chá) de vinho branco seco
- 2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano
- 1 colher (sopa) de raspas de casca de limão siciliano
- 2 colheres(sopa) de manteiga
- ½ xícara(chá) de queijo parmesão ralado
- sal e outros temperos a gosto
Modo de preparar:
Em uma panela média, aqueça 3/4 da manteiga e junte a cebola. Quando a cebola estiver começando a dourar, junte o arroz, misture bem, e deixe no fogo por 2 minutos. Acrescente o vinho, mexa e deixe secar.
Acrescente o suco e as raspas de limão e misture bem. Adicione um pouco do caldo de carne, mexendo constantemente. A medida que o caldo for sendo absorvido pelo arroz, acrescente mais, não deixando que o arroz fique totalmente seco. Deixe o risoto no fogo até que o arroz esteja cozido, mas al dente (ou seja, esteja macio, mas ofereça uma leve resistência aos dentes).
Desligue o fogo, acrescente o restante de manteiga, acerte o sal, misture bem e junte o parmesão. Sirva imediatamente.
Obs.:O risoto de limão possui um sabor diferente e provoca novas sensações em nosso paladar.
Podem ser utilizados todos os tipos de limão, mas o mais tradicional é o preparo com o limão siciliano. Esta receita é bem básica, você pode transformá-la de acorco com seu paladar.
O verdadeiro risoto deve ser feito com algumas variedades de arroz italiano - que são ricos em um tipo específico de amido, a amilopectina, que dissolve com o cozimento formando um creme.
Os tipos de arroz mais usados para fazer risoto são: Arborio, grãos perolados e gordos que produzem um risoto espesso; Vialone Nano, de grãos menores e mais resistentes, com menor concentração de amilopectina, produz um risoto com grãos mais duros e a liga mais rala; e, Carnaroli, considerado por muitos o melhor de todos, possui a semente resistente e, ao mesmo tempo, uma grande quantidade de amilopectina, por isso produz um risoto bem cremoso com grãos bem firmes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário