quarta-feira, 6 de maio de 2009

Copa “in natura” como aperitivo na churrasqueira

A carne da copa é a verdadeira 'carne de pescoço' do porco. Brincadeira à parte, é uma carne especial. A gente sempre encontra no comércio em forma de copa, ou seja, curada e defumada, mas como carne “in natura” é uma delicia. É a continuação do lombo com um detalhe importante: ao contrario do lombo que é uma carne seca e muitas vezes sem graça, a carne do pescoço é suculenta. Fica muito bom como aperitivo na churrasqueira ou da mesma forma frita em frigideira.
Se puder compre já em fatias, caso contrario, você pode fatiar em casa.

INGREDIENTES:
1 kg de pescoço de porco
100 ml de vinho branco seco
1 colher de chá de páprica doce
1 colher de chá de páprica picante
100 ml de leite
sal

MODO DE PREPARO:
Misture as duas pápricas para suavizar e aromatizar a picante. Bata as fatias de carne para ficar com ½ cm de espessura. Deixe de molho no vinho por uns 15/30 minutos. Retire do vinho e passe sal e a mistura das pápricas de ambos os lados de cada fatia. Deixe mais uns 15 minutos no tempero.
Um pouco antes de fritar ou grelhas passe leite de ambos os lados. A única função do leite é de deixar a carne mais bonita quando grelhada.
Se fizer na churrasqueira, leve a carne à grelha e regue com o vinho enquanto grelha. É bem rápido.
Sendo na frigideira, aqueça bem uma frigideira com um pouco de óleo e frite de ambos os lados. Quando todas as fatias estiverem prontas, retire as ultimas e coloque o vinho na frigideira em fogo muito baixo. Com uma colher de pau raspe o fundo, reduza o volume à metade, regue a carne e sirva.

DICA: Querendo fazer um prato incrementado, coloque uma fatia depois de pronta em uma frigideira que pode ir ao forno. Quebre um (ou dois) ovo sobre a carne pronta, por cima um pouco de sal e alecrim fresco apenas debulhado. Leve ao forno a 180ºC por alguns minutos até que o ovo tenha a gema levemente cozida.

Serve 6 pessoas como aperitivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário