Há sempre sopa em minha casa e eu como sopa todos os dias.
Normalmente faço sopa sem grande história: puré de legumes (sempre sem batata), às vezes com puré de feijão ou grão, e depois com couves ou agrião ou espinafres ou nabiças ... ou qualquer outro vegetal que tenha comprado ou que os meus avós me tenham trazido lá da quintinha.
Desta vez foi diferente. A sopa que havia tinha acabado e eu queria fazer sopa. Os ingredientes não eram muitos, mas a sopa ficou deliciosa.
Tão deliciosa que a partilho aqui. E até já está pensada para fazer num próximo jantar de amigos.
Ingredientes para 6 pessoas:2 courguetes médias
1 cebola média
1/2 couve flôr pequena
1 cabeça de nabo pequenina
1 cenoura grande
6 colheres de sopa de coentros frescos picados
azeite q.b.
sal
Preparação:Lave e descasque o nabo e a cenoura, e parta-os em bocados. Corte a cebola em meias luas e separe a couve flôr, depois de lavada, em raminhos. Lave também a courguete e parta-a em rodelas - eu gosto de deixar a casca da courgete.
Leve um tacho ao lume com um fio de azeite e salteie a cebola. Junte depois as courgetes, a cenoura, o nabo e couve flor e deixe saltear tudo uns minutos, mexendo.
Adicione água até cobrir os legumes e tempere de sal. Deixe cozinhar.
Assim que os legumes estiverem cozidos passe-os com a varinha mágica na potência máxima durante 2 ou 3 minutos de modo a que o creme fique bem cremoso. Junte um pouco mais de água se achar necessário, mas não deixe ficar muito líquida pois perde a cremosidade.
Rectifique de sal e leve novamente ao lume. Assim que voltar a levantar fervura junte os coentros picados e sirva.
Bom Apetite!