Devo dizer que já andava com saudades de cozinhar!
É verdade. Nas férias ando sempre longe dos tachos, e nesta primeira semana também não houve tempo nem oportunidade de garndes cozinhados. Mas, com este delicioso fim de semana de 3 dias, houve tempo e vontade para voltar aos tachos e panelas.
Hoje é dia de açorda. Ideal para aproveitar restos de pão duro, e óptima como acompanhamento ou até de prato principal. Neste caso acompanhou uma carne de porco "tipo" alentejana.
Ingredientes para 2 pessoas:
350gr de pão duro ( de preferência alentejano, mas pode ser de mistura)
4 dentes de alho
1/2 molho de coentros
sal q.b.
azeite q.b.
água quente
1 ovo
Preparação:
Começe por partir o pão em fatias finas. Reserve. (Eu comprei um pão de propósito para fazer açorda, que deixei ficar 2 dias. Depois escavei o pão, aproveitando o miolo para fazer a açorda e a "casca" para servir de recipiente para a servir.)
Num almofariz coloque os dentes de alhos previamente descascados, o sal e esmague bem.
Leve um tacho ao lume com azeite e coloque a mistura do alho, deixe fritar um pouco e junte as fatias de pão. Envolva com a mistura de azeite e alho, acrescente metade dos coentros e vá acrescentando a água quente de modo a amolecer o pão. Vá acrescentando água e mexendo com a colher de pau de modo a ir formando uma papa, que não deverá ficar nem muito sólida, nem muito líquida.
Assim que a açorda estiver no ponto rectifique os temperos, e acrescente o ovo batido sem parar de mexer a açorda.
Polvilhe com os restantes coentros e sirva de imediato.
Bom Apetite!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário