Bom, essa é a minha versão para uma receita que é muito popular no Rio Grande do Sul. Na verdade, sempre me incomodou o aspecto congelado da receita original. Então eu fiz umas modificações para ficar mais como eu gostaria. Desse jeito também lembra o pavê de bombom que tem aqui em São Paulo. Mas eu prefiro.
Enfim, vamos ao que interessa, a receita:
Creme:
- 04 gemas
- 01 lata de leite condensado
- 01 lata de leite (medir na embalagem de leite condensado)
- 01 colher de sopa de maisena
Primeiro, faça um creme com todos os ingedientes. Coloque numa panela e misture até desmanchar bem - pode usar um fouet ou mixer.
Leve ao fogo mexendo sempre até formar um creme espesso. Coloque em uma forma ou tigela grande e deixar esfriar. A tigela precisa ter o dobro do tamanho necessário para receber as outras camadas.
Recheio:
- 250g de bombons Sonho de Valsa (pode ser qq outro)
- 06 colheres de sopa de cacau em pó
- 06 colheres de sopa de açúcar
- 12 colheres de sopa de leite
- 02 colheres de sopa de manteiga
Pique, rale ou corte em lascas os bombons. Coloque sobre o creme amarelo já frio. Isso é necessário para que os bombons não derretam.
À parte, faça uma calda misturando todos os outros ingredientes: manteiga , cacau em pó, açúcar, leite, manteiga. Deixe levantar fervura e engrossar um pouco. Retire do fogo e coloque sobre os bombons.
Se preferir a calda mais espessa ou rala é só mudar a quantidade de leite. Se não tiver cacau em pó pode usar chocolate em pó - use 12 colheres de chocolate e suspenda o açúcar.
Cobertura:
- 400g de nata fresca
- 04 claras
- 08 colheres de sopa rasa de açúcar
Misture as claras em neve e o chantilly com delicadeza, num recipiente à parte. Despeje sobre a camada de bombons e calda e leve para gelar.
Use a geladeira, não leve ao congelador. O chantilly e a maisena garantem a firmeza necessária à receita. Deixe gelar por algumas horas (melhor se for de um dia para outro). E sirva!
*importante: é preciso usar nata fresca e não creme de leite enlatado normal, pois o segundo não vira chantilly. Use esse tipo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário