Ingredientes:
- 10 berinjelas grandes
- +ou- 200 g de sal
- 500 ml de vinagre
- 500 ml de azeite
- 12 dentes de alho amassadinhos
- 1 pimentão verde grande
- 1 pimentão vermelho
- 1 pimentão amarelo
- salsinha e cebolinha a gosto
- orégano a gosto
- pimenta dedo de moça a gosto
- azeitonas verdes picadas
Modo de Fazer:
Primeiro corte as berinjelas em fatias no sentido do comprimento, e vá cortando as mesmas no outro sentido, em tiras bem finas. Coloque então numa vasilha bem grande e coloque o sal, dê uma misturada e deixe com um prato sobre elas ao contrário e sobre ele uma vasilha grande com água, para que ela desidrate bem, isto por no mínimo quatro horas, ou de noite até de manhã.
Depois disso, lave as berinjelas em água corrente pra tirar o sal, escorra e passe pelo espremedor de batatas para tirar toda água. Em seguida coloque numa vasilha e cubra-as com o vinagre e deixe aí por umas 5 a 7 horas. Enquanto isso, corte os pimentões bem fininho e tempere-os com sal e deixe descansar também.
Após este tempo lave novamente as berinjelas, escorra e torne a passá-las pelo espremedor de batatas, faça o mesmo com os pimentões.
Aí coloque numa vasilha as berinjelas, os pimentões e tempere com as azeitonas picadas, o orégano, a salsinha e cebolinha, o alho, a pimenta se gostar e regue o azeite. Mexa tudo muito bem e coloque em vidros cobrindo com azeite, feche bem e leve à geladeira por dois dias. Delícia!
Obs.: Coloquei duas fotos para que vocês possam ver como fica, reduz bastante, dá mais ou menos uns quatro vidros de 500 g bem cheios. Parece trabalhoso, mas é simples, eu só expliquei muito detalhadamente. Não se espantem com a quantidade do sal, pode-se usar até mais se necessário, ele desidrata e depois no tempero não vai mais sal. Como faço sempre, já as corto à noite, de manhã já as coloco no vinagre e lá pelas 2 horas da tarde tempero tudo. Vale a pena fazer, conheço pessoas que não gostam de berinjelas, outras de pimentões, mas se lambuzam com esta receita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário