domingo, 4 de maio de 2008

Fettuccine ao Pesto (Ervas e Castanha de Caju)

A história desse macarrão começou assim. Outro dia, acessando os blogs culinários, vi o blog da Goreti (Discípula na Cozinha - http://discipulanacozinha.blogspot.com/). Ela fez uma receita deliciosa de Papardelle com molho de abobrinhas. Lá eu vi que é extremamente fácil fazer massa de macarrão caseira, e resolvi tentar, pela primeira vez (deixo aqui registrado que a receita foi copiada da Goreti). Como, no Natal, eu ganhei um cilindro de macarrão, pensei: É agora, vou testar a máquina também. Mas ficou aquele medo de dar tudo errado, de grudar toda a massa na máquina, de não dar certo, enfim, insegurança de principiante. Então, pus a mão na massa e o resultado foi esse prato de fettuccine ao pesto. Não riam do prato colorex azul que utilizei para tirar essa foto. Achei que ficaria bom o efeito do azul sobre o sousplat branco.
Ingredientes da massa:

♦ 500 g de farinha de trigo de boa qualidade
♦ 5 ovos grandes
♦ 1/2 xícara de salsinha, cebolinha e manjericão picados (muito mais salsinha que o resto).

Modo de preparo da massa:

Passo 1: Jogar toda a farinha sobre a mesa e abrir um buraco no meio, feito um vulcão. Nesse buraco colocar os ovos mal batidos.

Passo 2: Misturar os ovos com a farinha. Começar do centro para as extremidades, com o cuidado para os ovos não vazarem.
Passo 3: Quando os ovos estiverem todos integrados à farinha começar a sovar a massa.
Passo 4: Continuar sovando a massa até incorporar toda a farinha. Nesse momento achei que a massa estava muito seca, mas não adicionei água, pois as ervas picadas poderiam desandar a massa.
Passo 5: Quando a massa estiver já bem sovada, abrir um buraco no meio e adicionar as ervas picadas.
Passo 6: Continuar sovando a massa até incorporar todas as ervas picadas. Fazer um rolo de massa na mesa e cortá-lo em pedaços menores para passar no cilindro.
Passo 7: Deixar os rolinhos de massa descansando por 10 minutos.
Passo 8: Passar, um por um, os rolinhos de massa no cilindro. Se vocês olharem bem, na primeira passada do rolinho eu achei que a massa ficou furada e não estava boa. Mas passei novamente, dobrei e passei novamente, dobrei e passei novamente, até que a massa foi ficando boa, sem furos. Na verdade, o cilindro estava numa regulagem muito apertada de início, o que causou o rompimento da massa. Nos outros rolos, comecei com uma abertura maior do cilindro e fui diminuindo até a que eu queria.

Passo 9: Depois de cilindrada umas 4 vezes, passei a massa pelo cortador, do tipo fettuccine, que é o que eu mais gosto. Pendurei a massa num varalzinho improvisado que não mereceu uma foto (risos). Meu varal de massas não chegou aos pés do varal da Goretti.

Ingredientes do Pesto:

♦ 1 xícara de azeite de oliva
♦ 1 xícara de salsinha (só as folhas picadas)
♦ 1/2 xícara de cebolinha picada
♦ Umas 10 folhas de manjericão
♦ Para finalizar, 1/2 xícara de castanha de caju em pedaços pequenos
♦ Sal a gosto (coloquei uma colher de sobremesa rala)


Modo de preparo do pesto:

Passo 1: Colocar as ervas no receptor do mixer. Adicionar o azeite.
Passo 2: Adicionar o sal.

Passo 3: Triturar bem as ervas, junto com o azeite e o sal.

Passo 4: Levar essa mistura triturada para uma panela, e aquecer até a fervura.
Passo 5: Adicionar a castanha de caju em pedaços.
Passo 6: Aquecer mais um pouco e então jogar sobre o macarrão já cozido.


Passo 7: Para acompanhamento, temperei medalhões de filet mignon, só com sal e pimenta, e levei para fritar em chapa de ferro com pouco azeite. 3 minutos de um lado e 3 minutos de outro.




Então foi servido. Não tinha vinho em casa. Tomamos guaraná antarctica mesmo (Risos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário