segunda-feira, 19 de maio de 2008

Tarte de pêssego com cardamomo


Ontem foi o aniversário do meu pai e as sobremesas ficaram por minha conta, alás como já é costume em todos os aniversários da família. Decidi fazer a tarte pêssego com cardamomo que vi no maravilhoso blog da nossa querida Marizé pois já a tinha feito noutra altura e tinha feito o maior sucesso. Desta vez não foi excepção.
Farei muitas mais vezes com toda a certeza e recomendo.

Massa:
3 chávenas de farinha
5 c. de sopa de açúcar
½ c. de chá de sal
85g de manteiga gelada
50g de margarina gelada
2dl de natas

Recheio:
1 chávena e meia de açúcar
¼ de chávena de farinha
Sumo de meio limão
1 c. de chá de canela em pó
Sementes moídas de 1 grão de cardamomo
500g de pêssegos (usei de lata)
2 c. de sopa de manteiga em pedacinhos
1 gema para pincelar
Açúcar e canela para polvilhar

Preparação:
Massa: Numa tigela misture a farinha, o açúcar e o sal. Junte as manteigas e misture com os dedos até obter uma mistura parecida como crumble. Junte as natas e amasse até obter uma massa homogénea. Faça uma bola, envolva em película aderente e reserve no frigorífico durante 1 hora.
Recheio: Numa tigela misture o açúcar, a farinha, o sumo de limão, a canela e o cardamomo. Corte os pêssegos em meias luas e junte-os à mistura anterior, envolva delicadamente.
Divida a massa em duas partes, uma maior e uma menor. Estenda ambas e com a maior forre o fundo de uma tarteira previamente untada com manteiga, deixando a massa ultrapassar as bordas. Coloque dentro o recheio de pêssego. Por cima disponha os pedacinhos de manteiga. Tape o recheio com a parte menor da massa, acerte as bordas apertando com os dedos para colar as massas. Pincele com a gema de ovo, polvilhe com uma mistura de açúcar e canela e faça uns pequenos cortes na massa para deixar escapar o vapor enquanto coze.
Leve a forno moderado deixando cozer durante mais ou menos 50 minutos.




Mais uma vez, aproveito o post para partilhar com vocês o miminho que recebi da querida Kini. Pela regra, tenho que nomear 4 blogs que me sejam ou tenham sido úteis nalguma altura.
Neste caso os nomeados são:

Nenhum comentário:

Postar um comentário