Ingredientes:
30 gemas
1/2 kg de açúcar
água q.b.
açúcar em pó q.b.
Preparação:
Levar ao lume o açúcar com um pouco de água. Deixar ferver até fazer ponto de bola dura. Numa tigela à parte bater bem as gemas e juntar a calda de açúcar em fio e aos poucos, mexendo com vigor com uma vara de arames. Levar novamente ao lume mexendo sempre até obter ponto de estrada. Deite a mistura de ovos na pedra mármore da cozinha, espalhe bem e deixe arrefecer de modo a que endureça um pouco. Fazer pequenas bolas com a ajuda de açúcar em pó e achatá-las um pouco de modo a obter o aspecto de queijinhos. Ponha em formas pequenas de papel frisado.
Estes docinhos são maravilhosos, são típicos da minha região (Ribatejo) mais propriamente da zona de Constância.
Ainda nunca tinha feito em casa, só comia quando comprava nas pastelarias mas ontem deu-me vontade de ir fazer até porque tinha muitos ovos cá em casa e apesar de dar um pouco de trabalho, vale bem o esforço porque estes docinhos são mesmo uma delícia.
A receita veio de um livro que comprei recentemente e que é uma maravilha, o livro tem o título "Ribatejo" e como o nome indica é um livro de receitas regionais tradicionais. Neste livro existem 48 receitas, histórias e tradições da zona. Fala-nos de tudo, desde o agro-alimentar, aos vinhos, aos usos e costumes de cada zona que faz parte do Ribatejo e claro das receitas... Foi um achado este livrinho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário